Músicas relaxantes durante a pandemia

Pesquisador Guilhermo Santiago criou o projeto
“Enquanto fico em casa, minha música sai”

Ele é diretor da Musaikos – Música Funcional, além de palestrante especializado em desenvolvimento pessoal e profissional, e compartilhou cinco músicas funcionais, elaboradas pelo seu exclusivo Método S.O.M (Síntese de Organização Musical).

O projeto Enquanto fico em casa, minha música sai traz composições que têm como objetivo auxiliar as pessoas a encontrar equilíbrio neste momento delicado, devido à pandemia do coronavírus, promovendo minutos de relaxamento, tranquilidade, estímulo e harmonia.

“As músicas funcionais não substituem tratamentos médicos, porém podem ser importantes ferramentas para ajudar as pessoas a se reconectarem consigo mesmas”, explica Santiago, que descobriu a música com 9 anos de idade ao construir sua primeira flauta.

Músicas funcionais, ou ativas, têm um objetivo específico: estimular ou ampliar emoções desejadas. A trilha sonora de um filme é um exemplo de música funcional, pois serve para emocionar, alegrar ou dramatizar uma cena.

Confira abaixo as músicas disponíveis no site www.musaikos.com

Anunciação (estimulante e tonificante)

  • Sugestão de momento: Escutar na parte da manhã ao se levantar ou depois de dormir no período da tarde. Evitar final da tarde ou antes de dormir. É necessário escutar com fones de ouvido em um ambiente tranquilo, por no mínimo uma semana, para que se tenha o resultado desejado.
  • Detalhes/sensações da música: Anunciação é uma música harmonizante, estimulante e tonificante, remetendo a uma sensação de “boa nova” ao unir linhas melódicas crescentes e entrelaçadas. Possui um ritmo eletrizante e impactante com momentos de ‘flutuabilidade’. Sua harmonia traz otimismo com texturas que se misturam em ambiente sonoro movimentado. Linhas melódicas fortes e marcantes conversando entre si. Ambiente de descoberta.
  • Exercício: Escolha um instrumento utilizado nesta música e a acompanhe, identificando as novas sensações.

Encontro (harmonizante, estimulante e tonificante)

  • Sugestão de momento: Logo ao acordar. Não é apropriada para escutar para dormir ou relaxar.
    É necessário escutar com fones de ouvido em um ambiente tranquilo, para que se tenha o resultado desejado.
  • Detalhes/sensações da música: A música Encontro é uma junção de almas de conexão com o humano, inspirada na frase de Leonardo DaVinci: “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”.
    Música épica que utiliza instrumentos étnicos e percussão forte em um ritmo crescente, unindo samplers e instrumentos acústicos. Harmonia elaborada fazendo uma união entre o épico e o simples.
  • Exercício: Foque em uma meta e concentre-se durante a música

Redenção (relaxante e tranquilizante)

  • Sugestão de momento: Qualquer período em que se queira dar uma pausa. Final da tarde ou antes de dormir. É necessário escutar com fones de ouvido em um ambiente tranquilo, para que se tenha o resultado desejado.
  • Detalhes/sensações da música: A música Redenção é relaxante e tranquilizante, possuindo um ritmo com pouco impacto, preparado para acalmar. Dessa forma, reduz o estresse e a ansiedade. A harmonia é cíclica e com uma suavidade que propõe um ambiente seguro e calmo. Os instrumentos entram aos poucos, trazendo timbres diferentes em cada espiral da música. As linhas melódicas são variadas para propiciar descobertas sonoras com o intuito de emergir sentimentos bons, de alívio e de tranquilidade.
  • Exercício: Criar um ambiente em sua mente, enquanto escuta a música funcional. Aproveite para formular perguntas simples: de que forma encontro o equilíbrio nesse ambiente?

Sol de Inverno (tranquilizante e harmonizante)

  • Sugestão de momento: Propício para pausas, mas sem desconectar por completo. É necessário escutar com fones de ouvido em um ambiente tranquilo, para que se tenha o resultado desejado.
  • Detalhes/sensações da música: Sol de inverno é uma música tranquilizante e harmonizante com uma paisagem sonora que remete à paz, um repouso. Embora quaternária, ela é circular se desdobrando com instrumentos alternados e compondo linhas melódicas simples e rebuscadas. O ritmo percussivo aparece de uma forma sutil, enquanto a harmonia do violão é marcante. No início e no final traz linhas melódicas com instrumentos impactantes e, entre eles, a voz humana.
  • Exercício: Imagine uma caminhada, suas sensações e identifique o que e/ou quem encontrou no trajeto. Formule uma pergunta se desejar, por exemplo: como esse estado pode ajudar a me manter assim ao longo do dia e em meus relacionamentos com as pessoas?

Canção de Ninar (tranquilizante)

  • Sugestão de momento: Final da tarde. É necessário escutar com fones de ouvido em um ambiente tranquilo, para que se tenha o resultado desejado.
  • Detalhes/sensações da música: Canção de Ninar é música suave, com arranjos que se comunicam. O ritmo é executado para tranquilizar e acalmar. A harmonia propicia um ambiente que se completa. As melodias se entrecruzam e dão seguimento umas às outras.
  • Exercício: Imagine um ambiente tranquilo ou uma paisagem agradável.

Importante – As músicas funcionais não substituem tratamentos médicos.

ATENÇÃO: Todas as músicas estão devidamente registradas e o autor se reserva os direitos autorais

O autor: Guilhermo Santiago é palestrante, pesquisador sonoro e diretor da
Musaikos – Música Funcional, que comercializa os produtos de sua autoria.
Ele é o criador do Método S.O.M. (Síntese de Organização Musical),
beneficiando pessoas em seu crescimento profissional e pessoal.