Enquanto a quarentena não passa……

A quarentena imposta a todos em virtude do coronavírus é um dos passos mais importantes para impedir a proliferação do vírus e promover a diminuição do contágio. Mas ela, em si, se você não estiver trabalhando em casa (home office), acaba sendo um ato repressivo, que pode deixar as pessoas angustiadas, aflitas, desconfortáveis por estarem presas e sem atividade.
Uma maneira bastante eficiente de conter e dissipar essa aflição e desconforto, é desenvolver uma atividade que desvie a atenção do problema e traga distração e bem-estar.
Mulher de Classe tem uma proposta para você: empregar o termo organizar, seja nos cômodos e armários da sua casa, seja numa série de outras áreas de sua casa, que podem merecer a sua atenção neste período.

É hora de evitar doenças. Então organize sua farmácia!
Observe a validade dos medicamentos e descarte aqueles que já venceram. Agrupe os medicamentos por tipo, de maneira que quando precisar de algum deles você saiba facilmente onde encontrá-lo. Por exemplo: analgésicos são os de uso mais frequente, procure deixá-los à vista. Antibióticos são de uso específico e esporádico, então deixe-os atrás dos outros… e assim por diante.

O frio vai chegar. Organize suas roupas, malhas e calçados!
Separe por tipo, cor, mais quentes e menos quentes. Dobre-as de maneira uniforme, para ter um visual agradável e organizado.
As roupas e calçados bons e bonitinhos que você já não usa há tempos, não têm motivo para continuar no seu armário. Ali elas só estão ocupando espaço e dificultando a organização. Mas, se doadas, poderão aquecer pessoas que realmente precisam.

É tempo de se reciclar e aprimorar os conhecimentos. Então organize documentos, apostilas e livros!
Certamente você encostou em algum canto livros que ganhou ou comprou para ler num momento de folga.
O momento é este! Organize seus livros, separe os que mais te agradam e faça uma lista de prioridades para essa leitura. Se há livros que você já leu ou que sabe que não o fará, separe-os para doação. Eles poderão ajudar outras pessoas. Algumas lojas têm estantes de livros doados para quem quiser ler. O mesmo procedimento pode ser aplicado às apostilas.
Organize seus documentos. Não há hora melhor para fazer isso. Não sabemos ainda o que vai acontecer, mas é tempo de juntar documentos para a declaração do Imposto de Renda. Então, aproveite e separe o que é do imposto e organize os demais. Você vai ficar feliz quando precisar de um documento e não precisar usar aquela famosa frase: onde será que eu coloquei?

É tempo de solidariedade. Então organize sua despensa e pense no próximo!
Esse é outro trabalho que demanda tempo e, em geral, é deixado para outra hora. Pois a hora é agora! Separe latarias, pacotes de macarrão, feijão, bolachas, enfim, alimentos secos, não perecíveis. Verifique a validade, dispense os vencidos e, se observar que algum item você tem mais do que vai precisar, doe. Doe para aqueles que não podem comprar e que vão consumi-los agradecidos pelo gesto humanitário.

Transforme a sua quarentena num momento especial. Faça dela uma oportunidade de conquistar prazer, bem-estar e gratidão. O aproveitamento e aprimoramento serão inigualáveis para você, para o próximo, para a cidadania e para a humanidade.