Do Havaí para o mundo: conheça Ho’Oponopono

O que é
Prática muito antiga de reconciliação e perdão, desenvolvida no Havaí.
Ho’oponopono significa corrigir um erro, tornar certo, limpar memórias. No dicionário havaiano é traduzido como higiene mental. Esse processo pode se dar, por exemplo, através de conferências familiares onde as relações se corrigem por meio da oração, discussão, confissão, arrependimento, compensação mútua e perdão.
Ho’oponopono tem como objetivo purificar o próprio corpo e desvencilhar-se de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente a uma sintonia negativa.

A prática
A base do ho’oponopono é amar a si mesmo, buscando melhorar a sua vida, buscando a sua cura para trazer a paz e equilíbrio ao mundo. 
Não é preciso acreditar em qualquer divindade ou ter qualquer religião. Tão pouco é necessário se isolar em um local especial, tranquilo.
Hoje em dia a prática do ho”oponopono é exercida através da repetição mental ou em voz alta das seguintes frases:

  • EU SINTO MUITO
  • ME PERDOE
  • EU TE AMO
  • EU SOU GRATA

O que representam essas frases:

  • Eu sinto Muito – você assume a responsabilidade pelos seus atos e pensamentos e mostra vontade de mudar.
  • Me Perdoe– você se arrepende do mal que possa ter causado e dá início ao processo de limpeza.
  • Eu te amo – você confirma a energia positiva dessa técnica, transforma a energia dos maus pensamentos e memórias em energia fluida, que será liberada de você.
  • Eu sou grato – significa a sua gratidão e a fé que tem nessa técnica de cura e libertação, agradecendo à Divindade por ela.

Ao pronunciar essas frases, especialmente no caso de principiantes na técnica, ocorre a eliminação de energias negativas, o que resulta em considerável alívio e relaxamento, que pode até dar vontade de bocejar ou suspirar.

Vantagens e Benefícios
1) Depuração de memórias de situações traumáticas ou dolorosas
Ocorre uma espécie de limpeza que neutraliza lembranças que causam sofrimento e sensações desconfortáveis.
2) Protagonismo da própria vida
Com a prática do ho’oponono você assume a responsabilidade pela sua vida e pela sua influência no mundo. Atribuir culpa aos outros é simples. A dificuldade está em chamar a responsabilidade para si mesmo. Agindo assim, você conquista independência e proatividade.
3) Estabilidade emocional
A eliminação de energias negativas dá espaço para novas experiências e sensações. Em consequência vem a paz interior, calma e positividade diante das adversidades.
4) Relacionamentos mais saudáveis
A postura adquirida pela prática do ho’oponopono torna as pessoas abertas aos relacionamentos e com maior facilidade para aceitar as diferenças nas mais variadas áreas.

Oração original do Ho’Oponopono

Fonte: weystic.com.br; blog.app.zen.com; facebook.com/hooponopono;
youtube.com – canal despertar o ser; wikipedia.