Com que bolsa eu vou …

Como é sabido, bolsa é um acessório feminino indispensável, seja pela função de transportar objetos importantes, seja para compor um look e deixar você absolutamente perfeita numa situação simples ou sofisticada.

Já houve o tempo em que a bolsa devia combinar com o calçado e com o cinto, se ele existisse. Mas, hoje em dia. isso já não é mais uma norma. Sua bolsa pode combinar com o sapato ou com a roupa que você estiver usando.

É importante ter em mente que a bolsa é apenas um acessório e não deve roubar a cena, aparecendo mais do que você, sua roupa ou seu sapato. Ela deve estar em harmonia com o seu visual.

Numa ocasião esportiva, bolsas com tamanhos maiores, cores e adornos mais extravagantes são perfeitas. Por outro lado, num evento mais sóbrio, que exija um look mais formal, a bolsa deve se recolher à sua primeira função de apenas carregar objetos necessários para aquela situação. Ou seja, deve ter o tamanho suficiente e adequado para abrigar uma pequena maquilagem, documentos e celular. Nada mais.

Já em situações profissionais, a bolsa também tem função profissional, permitindo que você transporte objetos necessários à execução do seu trabalho, de forma organizada e elegante. Nesse contexto, ela poderá ter um tamanho um pouco maior, próximo ao de uma pasta executiva. Mas deve ser discreta, sóbria e elegante, sem detalhes exagerados ou cores berrantes.

Em resumo, para não errar na bolsa basta ter bom senso!

Conheça a seguir os vários tipos de bolsas e a que situações elas se prestam.


1) Para trabalhar

  • Satchel ou Executiva
    Bolsa no formato retangular, num tamanho um pouco maior, para conter até mesmo um laptop, geralmente bem estruturadas, com alças duplas e curtas. Ideal para eventos, reuniões de negócios, ou simplesmente no dia-a-dia de executivas, que precisam se apresentar de forma mais elegante e equipadas para qualquer situação profissional.
  • Shoulder bag ou tira-colo
    Pode ser nos estilos informal ou formal. Se adapta bem às roupas esportivas ou sociais, dependendo do material e dos adornos que a compõe. 

 

  • Totes
    Esse é outro modelo bem popular. É maior e se presta a transportar objetos necessários ao seu dia-a-dia. Dispõe de alças de tamanho ajustável para  carregar na mão ou no ombro.
    Como pode ser confeccionada em materiais diferentes combina com roupas informais, numa situação descontraída ou em eventos sociais com roupas clássicas.

2) Para festas

  • Clutch ou Carteira
    Bolsa para as ocasiões mais formais, como coquetéis, casamentos e outras cerimônias. Tem a aparência de uma carteira, geralmente feita de materiais mais nobres e detalhes mais requintados, como metais ou pedras.
  • Crossbody Bag ou Transversal
    Modelo dos mais populares, de tamanho pequeno, destinada a carregar apenas o que é essencial para um passeio ou comprinhas. Simples e prática. Mas, sendo de materiais mais nobres é perfeitamente adequada para eventos à noite, ou festas.

 


3) Para o Dia-a-dia

  • Bucket ou Saco
    São bolsas com a forma de um saco ou balde, sinônimo de bucket. Fechadas por um cordão, com alças mais longas para serem carregadas no ombro. Bastante descontraídas, excelentes para as atividades do dia-a-dia.

 

  • Backpack ou Mochilas
    Como o próprio nome já diz, são como as mochilas para serem usadas nas costas. Super confortáveis, principalmente para viagens. Têm espaço para carregar laptops, câmeras e algumas peças de roupas, quando necessário.

 

  • Belt Bag
    Bem pequena, geralmente tem zíper e se usa na cintura ou como cinto. Destinada a situações esportivas e para carregar somente o necessário, como celular, documentos e alguma maquiagem.
  • Vale lembrar que para o dia-a-dia também podem ser usados os modelos Crossbody Bag ou Transversal citados no item para festas e o Totes que figura entre os modelos para trabalhar, como você confirma nos textos mais acima.

Fontes: Imagens