INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 
Telespectador ganha cinema doméstico

Alta Definição – Novo sistema de transmissão oferece
áudio e vídeo com qualidade superior para aparelhos de TV

 
Fernando Badô
 
......A maior revolução no modo de ver TV desde que as transmissões passaram a ser em cores já começou. A TV de alta-definição, ou simplesmente HDTV (sigla em inglês para high-definition digital television), é o auge - por enquanto - no que diz respeito à qualidade de som e vídeo, que já é similar à do cinema.
......Essa é a boa notícia. A má é que será necessário trocar o televisor por um de alta-definição para aproveitar totalmente o sistema. Para continuar com aparelhos analógicos, é preciso adquirir um conversor de sinais. Nesse caso, o sistema não é 100% aproveitado.
......As emissoras também terão de realizar investimentos para alterar a estrutura de difusão de sinais. Isso está acontecendo nos EUA, país que optou por esse padrão de TV digital e determinou que as transmissões devem ser totalmente de alta-definição até 2007.
......Por ora, nem você nem as emissoras que atuam no Brasil precisam se preocupar. O padrão de transmissão digital a ser adotado no país ainda está em estudo pelo governo. Na Europa, o crescimento da quantidade de HDTVs ainda não é grande. De acordo com a companhia de pesquisas de mercado Intex Management (www.ims research.com), as TVs de alta-re­solução devem estar presentes em 17% dos domicílios do continente até 2009.
......Nos EUA, o maior problema está nas emissoras, especialmente nas locais: existem cerca de 10 milhões de HDIV, mas apenas metade recebe sinal apropriado, segundo o Yankee Group (www. yankeegroup.com).
 
Maior e melhor
......A TV de alta-definição é apenas um dos padrões oferecidos pela transmissão digital, que é capaz de enviar quase 20 megabits por segundo, muito mais do que as ondas de rádio que levam o sinal analógico até as residências atualmente.
......Combinando essa capacidade de transmissão de dados com a alta capacidade de definição, os equipamentos de HDTV oferecem resoluções de até 2 milhões de pixels, dez vezes maior do que um modelo de tubo que captura apenas sinais analógicos. Quando as emissoras passarem a transmitir sinais de alta-resolu­ção, as dimensões das imagens captadas pelo televisor também terão mudanças para melhor. Hoje, a proporção da imagem é de 4:3, ou seja, para cada quatro polegadas de largura há três de altura, um formato praticamente quadrado. Uma TV de 25 polegadas, por exemplo, tem 20 polegadas de largura e 15 de altura.
......A HDTV recebe imagens no formato 16:9, para o qual foram projetadas as telas widescreen (retangulares), sem distorcer proporções, como ocorre hoje quando se assiste TV em um aparelho desse tipo - nesse caso, a imagem 4:3 é esticada para preencher a tela.
 
Como o sinal chega?
......A melhor maneira é via cabo, mas não é a única. O sinal para as HDTVs também pode ser transmitido via satélite ou pelas tradicionais ondas de rádio.
......O cabo será explorado pelas operadoras de TV por assinatura, como já acontece no Brasil. Mas, para obter sinal digital, quando ele for implementado totalmente no Brasil, algo cuja previsão para ocorrer ainda é incerta, você não precisará necessariamente pagar por ele. Os canais abertos usarão satélites e ondas de rádio, como acontece atualmente.

 


 
Entenda os tipos de transmissão
 
......As diferenças entre transmissões analógica e digital de TV são evidentes - e até brutais. Mas nem sempre fica claro que TV digital não é sinônimo de HDTV.
......A transmissão digital leva informações codificadas em código binário (composto de O e 1). Em outras palavras, o som e a imagem são dados de computador.
......Na prática, qualquer filmadora digital captura imagens em códigos binários. Para vídeos de alta-definição, no entanto, é necessário um equipamento compatível. Ou seja, mesmo quando todas as filmagens foram digitais, será preciso uma filmadora de alta-reso­lução para que a HDTV obtenha áudio e vídeo de cinema.
......Em um televisor analógico, a imagem é formada por 525 colunas horizontais com 500 pontos em cada, no padrão NTSC (usado nos EUA). Na HDTV, essa quantidade de pontos sobe para 1.920 por 1.080. Essa maior quantidade possibilita que os pontos fiquem mais próximos uns dos outros, apresentando ganhos sensíveis na definição da imagem.
 
Velocidade máxima
......Outra diferença na imagem é o “frame” (quadros por segundo). Na TV analógica, cada ponto muda de cor e de intensidade de brilho 30 vezes por segundo, em um sistema conhecido como entrelaçamento. A TV de alta-resolução usa o sistema de escaneamento progressivo, o mesmo usado em monitores de micros (60 quadros por segundo).
......Com a capacidade de enviar dados a 19,3 megabits por segundo, uma emissora pode repartir a programação em subcanais, que possibilitariam, por exemplo, ver imagens de câmeras com ângulos diferentes em partidas de futebol.
Som cristalino
......O áudio estéreo das TVs analógicas é de apenas dois canais. As TVs de alta-definição usam o sistema Dolby Digital, que tem cinco canais independentes e ganha ainda mais qualidade com um ho­me-theater. Com cada um dos cinco alto-falantes emitindo o áudio de um canal diferente, a sensação é de um som mais realista, vindo de todos os lados.

 


 
No Brasil, TV a cabo já é digital
 
 
......Enquanto o governo brasileiro estuda um padrão próprio de TV digital, as operadores de TV a cabo TVA e Net lançaram suas transmissões com esse padrão há duas semanas.
......O sistema de ambas não tem ligação com o padrão que está sendo estudado pelo governo mas isso não quer dizer que haverá conflito quando o padrão nacional for definido: “Podemos comparar a entrega do sinal digital com a entrega de um produto. Ele pode vir por navio, por avião ou por trem. No caso das operadoras, o meio é o cabo. O brasileiro deve ser via radiodifusão”, diz Ricardo Benetton, diretor de TV digital do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD;www.cpqcLbr).
......As operadoras usam o cabo. Assim como na TV por assinatura atual, é preciso instalar um decodificador de sinais para que o conteúdo seja exibido no televisor. Há um evidente ganho na qualidade de som e vídeo em relação à transmissão analógica, mesmo sem que haja a troca de aparelho. É claro que, sem um equipamento mais moderno, parte da qualidade oferecida se perde, mas os novos recursos (interatividade e conteúdo) estão à disposição.
......Grosso modo, os sistemas são muito parecidos: ambos usam o sistema de mosaico para escolha de canais, ou seja, aquilo que está sendo exibido em vários outros canais aparece em telas pequenas - num único canal.
......Mais informações sobre a TVA Digital podem ser obtidas no site - www.tva.com.br/tvadigital. O endereço na internet da Net Digital é www.nettv.globo.com/digital.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17.11.04, Caderno de Informática
 
Conheça a premiação recebida pelo Mulher de Classe

Fale direto

com toda Mulher de Classe

Clique AQUI.

Escolha o assunto. Lá estará uma

Mulher

de Classe

INFORME-SE.

Mercado qualificado?

Mulher

de Classe

é o principal.

CONHEÇA.

Informação,

sensibilidade

e muito bom gosto. Tudo

reunido numa

Mulher

de Classe

DECIDA JÁ.

Relação entre custo/benefício

é padrão na

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!

Seja profissional,

estudante ou dona de casa, ela sempre será

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!