INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 
Receitas para a Ceia de Ano Novo
 
.....Dona Con traz para você receitas com os ingredientes tradicionais da ceia de Reveillon, com uma vantagem - você vai ficar sabendo qual o significado de cada alimento.
.....Confira, faça sua escolha e tenha um FELIZ ANO NOVO!!!
 
Lentilha
.....Em várias regiões do mundo é esse o alimento que traz fortuna. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento, do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos.
 
Uva
.....Alimento nº 1 da ceia de ano-novo. Come-se 3 dando as costas para a lua, 12 dando pulinhos ou sobre um banquinho, 11 guardando as sementes, não importa! O importante é não faltar uva na ceia de reveillon, fruta que traz boa sorte para o ano inteiro!
 
Amor
.....Além de ser saudável e muito mais leve, o peixe na ceia de ano novo está vinculado à boa sorte e fecundidade. Quando se fala em peixe automaticamente se faz associação com a água, símbolo da vida, do nascimento. Em chinês, U, peixe, foneticamente tem o mesmo som da palavra "abundância", fazendo-se a analogia. Aqui no Brasil tropical, nada mais perfeito para a ceia de reveillon do que um bom peixe assado em folha de bananeira!
 
Saúde
.....A carne de porco é muito apreciada na ceia de reveillon, afinal o porco é um animal que fuça para a frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, peru ou faisão acredita-se não ser uma boa pedida para a passagem do ano: todos os três ciscam para trás... 
 
Esperança
.....A romã, com sua enorme quantidade de sementes é símbolo de fartura e fertilidade. Os judeus, no Rosh Hashaná pedem a multiplicação das bênçãos divinas ao comer a romã. As sementes vão para debaixo do travesseiro para atrair "dinheirinha". Já no cristianismo, as sementes simbolizam esperança.
 
 

 
Presunto à Virginia

Fonte: curitibafestas.com.br

Ingredientes: 1 presunto de 4 a 5kg, 1 copo de água, 1 copo de ginger ale, açúcar mascavo (o suficiente), cravos da índia, 2 latas de abacaxi em calda, 200g de manteiga.
Preparo: Com uma faca afiada, retire a pele grossa que envolve o presunto e parte da gordura. Arrume em uma assadeira com a parte mais gordurosa para cima, regue com um copo de água e um copo de ginger ale. Leve ao forno para assar contando 20 minutos para cada quilo de presunto. Retire do forno, escorra toda a gordura derretida. Depois, faça vincos fortes com uma faca, formando losangos na parte de cima do presunto. Cubra tudo com açúcar mascavo (ou melado), aperte bem com as mãos. Enfie um cravo em cada losango. Salpique por cima um cálice de ginger ale e volte ao forno para dourar. Em seguida, passe para uma travessa e guarneça com as fatias de abacaxi fritas na manteiga.

Lombo Coberto por Laranjas

Fonte: curitibafestas.com.br

Ingredientes: 2kg de lombo de porco, 1 cebola ralada, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 e 1/2 colher (sopa) de maisena, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó, 1 copo de suco de laranja, 1 tablete de caldo de carne.
Preparo: Coloque o lombo em assadeira com a parte gordurosa para cima e asse durante 1:30 hora, mais ou menos, em forno brando. Frite a cebola na manteiga até que fique macia. Junte os ingredientes mexendo sempre. Cozinhe até engrossar um pouco e pincele o lombo com essa mistura, assando-o por mais 1 hora, aproximadamente. Sirva com fatias de abacaxi e rodelas de laranja.

Arroz com Espinafre
Fonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 3 tabletes de caldo de galinha, 6 xícaras (chá) de água fervente, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 1 maço (só as folhas) de espinafre picado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Preparo: Em uma panela, junte o caldo de galinha dissolvido nas seis xícaras (chá) de água fervente e o arroz. Cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, com a panela parcialmente tampada. Na metade do cozimento, acrescente o espinafre picado, a manteiga e o queijo ralado. Depois de cozido, apague o fogo e deixe descansar 10 minutos com a panela tampada.

Melão à Reveillon
Fonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 3 melões grandes e bem maduros, 2 abacaxis maduros e firmes, 12 bananas maçãs, 1 lata de pêssegos em calda, 1/2kg de uvas tipo itália sem peles e sem sementes, 1 copo de suco de laranja, 2 maçãs, 1 porção de cerejas, 1/2 garrafa de vinho madeira doce, 1 copo de marrasquino.
Preparo: Lave e enxugue os melões. Corte uma fatia fina junto ao cabo, sem furar, só para que ele possa ficar de pé na bandeja. Corte uma fatia mais grossa na parte de cima. Retire por essa abertura as sementes e toda a polpa dos melões. Passe para uma vasilha, corte em pedacinhos e leve à geladeira. Descasque todas as frutas, corte em cubos ou fatias, junte a polpa dos melões, polvilhe um pouco de açúcar em uma vasilha. Junte todas as bebidas. Retire os melões da geladeira e recheie, regando com as bebidas em partes iguais. Passe suco de limão nas bordas dos melões e polvilhe com açúcar. Volte à geladeira até a hora de servir. Leve à mesa em bandeja e sirva em taças.

Salada Tropical
Fonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 1 pé de alface pequeno, 1 peito de frango sem osso, 1 colher (sopa) de azeite, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 1 lata de creme de leite, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 xícara (chá ) de uvas itália sem pele, 2 xícaras (chá) de manga em cubos, 1 colher (sopa) de dill picadinho, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha.
Preparo: Lave e escorra bem a alface. Corte o peito de frango em cubos pequenos. Aqueça o azeite e refogue muito bem os cubos de frango, pingando água, se necessário. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve até esfriar. Em uma tigela, misture o creme de leite, o suco de limão, o sal e pimenta do reino. Junte as uvas verdes, os cubos de manga e de frango, o dill, a hortelã e misture tudo muito bem. Arrume a salada sobre as folhas de alface e sirva gelada.

Arroz com Amêndoas e Passas
Fonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 3 tabletes de caldo de galinha, 4 xícaras (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de uvas passas, 1/2 xícara (chá) de amêndoas sem pele torradas e picadas.
Preparo: Refogue o arroz na manteiga. Acrescente o caldo de galinha dissolvido em quatro xícaras (chá) de água fervente e as uvas passas, misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até que o arroz fique seco. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Junte as amêndoas picadas e sirva a seguir.

Tortinha de Romã
2 porções
Fonte: panelinha.com.br
Ingredientes para a massa:
½ xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
farinha, o quanto baste para polvilhar
feijão cru e papel alumínio, o quanto baste
Preparo:
1. Coloque o açúcar com a manteiga num recipiente e misture até obter uma pasta.
2. Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme.
3. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura.
4. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio.
5. Retire a massa da geladeira e divida em 2 porções. Abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre.
6. Coloque a massa em formas individuais, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão.
7. Coloque uma folha de papel alumínio sobre cada massa e acrescente feijão cru, para criar peso.
8. Leve as tortas ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos.
9. Retire as massas do forno. Retire as folhas de papel alumínio e os feijões das massas.
10. Volte as massas ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comecem a dourar.
11. Retire as massas do forno. Reserve.
Ingredientes para o recheio:
90 g de manteiga
¾ xícara (chá) de açúcar, de confeiteiro
½ xícara (chá) de suco de limão
2 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de semente de romã
Preparo:
1. Separe dois recipientes, um maior e outro menor para o banho-maria.
2. Coloque todos os ingredientes, exceto as sementes de romã, dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo.
3. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.
4. Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso.
5. Retire o creme do fogo e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
6. Retire o creme de limão da geladeira e recheie as tortinhas.
7. Corte a romã ao meio e retire as sementes.
8. Acrescente algumas sementes de romã sobre cada torta e sirva a seguir.

Salada de Lentilha
6 pessoas  
Ingredientes para a salada:
250 g de lentilha
1 cebola, grande
2/3 de xícara (chá) de amêndoas, laminadas
3 colheres (sopa) de hortelã, picada
1 colher (café) de cominho em pó
Preparo:
1. Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 minutos.
2. Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor para que fique bem sequinha.
3. Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por uns 40 minutos, ou até que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Reserve.
4. Se você não encontrar amêndoas laminadas, use picadas. Se estiverem cruas, coloque no forno para torrar um pouco. Em seguida, misture todos os ingredientes da salada.
Ingredientes
para a vinagrete:
1 colher (sopa) de mostarda, tipo Dijon
1/3 de xícara (chá) de vinagre, balsâmico
1 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino, a gosto
Preparo:
1. Para fazer a vinagrete, comece colocando numa tigela a mostarda, o vinagre, sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.
2. Com o auxílio de um fuet (ou batedor de maionese como também é chamado) misture bem os ingredientes e, sem parar de bater, vá adicionando o azeite de forma a emulsionar o molho. Se, ao final, não estiver um líquido homogêneo, coloque uma colherinha de água e bata mais um pouco.
3. Verifique o sal e a pimenta. Tempere a salada com esta vinagrete e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.
 

Barquetes de Ervilhas e Lentilhas
(rende 20 porções)  
Ingredientes:
64 g / 1/3 xícara (chá) de lentilhas
100 g / ½ pimentão vermelho
100 g / ½ pimentão amarelo
suco de ½ limão
40 g / ¼ de maçã, verde
1 colher (sopa) de azeite
20 folhas de endívia                        
Preparo:
1. Lave as lentilhas sob água corrente.
2. Coloque as lentilhas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias.
3. Retire as lentilhas do fogo e escorra a água. Coloque as lentilhas num recipiente. Reserve.
4. Apóie os pimentões numa tábua e corte uma tampa de cada lado, com uma faca afiada. Retire as sementes e despreze.
5. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento. Apóie a metade na tábua, com a parte da pele voltada para baixo, e corte em tiras (1 cm). Corte as tiras em cubos (1 cm). Reserve.
6. Descasque a maçã e corte em rodelas (1 cm); corte as rodelas em tiras (1 cm) e as tiras em cubos. Coloque os cubos de maçã num recipiente e acrescente o suco de limão. Misture bem.
7. Acrescente as lentilhas, os pimentões, as maçãs e a cebolinha picada num recipiente e misture bem.
8. Tempere com o sal, pimenta do reino e azeite. Misture novamente.
9. Lave as folhas de endívia cuidadosamente sob água corrente. Coloque as folhas num prato e acrescente o recheio dentro.
10. Sirva a seguir.

Robalo da Mãe Dadá
6 porções
 Ingredientes:
500 g de peixe robalo
2 tomates, picados
3 colheres (sopa) de coentro
3 colheres (sopa) de salsinha
3 colheres (sopa) de cebolinha
1 colher (sobremesa) de sal
1 pimenta de cheiro, picada
80 g de bacon, picado
1 cebola roxa pequena, picada
1 cebola pequena, picada
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de gordura de bacon
½ xícara (chá) de água
5 cubos de gelo
1 limão
6 folhas de bananeira (20x30cm)
Preparo:
1. Lave bem as folhas de bananeira sobre água corrente. Seque delicadamente com um pano.
2. Passe as folhas sobre a chama do fogão, até que elas fiquem macias. Reserve.
3. Separe e pique os ingredientes pedidos na receita.
4.Tempere os peixes com sal.
5. Coloque a água, o gelo e o limão espremido com a casca num recipiente e junte os peixes para marinar. Deixe marinar por 10 minutos.
6. Leve uma frigideira pequena ao fogo alto e espere aquecer. Acrescente o bacon picado e refogue por 2 minutos ou até que eles estejam dourados e crocantes.
7. Reserve a gordura e o bacon separadamente.
8. Coloque o tomate, o coentro, a salsinha a cebolinha e a gordura de bacon reservada num recipiente e amasse com um pau de pilão. Reserve.
9. Coloque a folha de bananeira sobre uma superfície lisa. Disponha o peixe no centro da folha.
10. Cubra o peixe com os temperos amassados e polvilhe o bacon frito por cima.
11. Feche os peixes, fazendo um envelope com a folha de bananeira.
12. Numa frigideira grande, coloque os envelopes de peixe e junte água até a metade da altura dos peixes.
13. Espere a água ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos.
14. Retire os peixes do fogo, e sirva imediatamente, embrulhados na folha de bananeira.

Torta de Uva Itália
8 porções 
Ingredientes para a massa:
¾ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
100 g de manteiga
2 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
farinha de trigo, o quanto baste para polvilhar
feijão cru e papel alumínio, o quanto baste
Preparo:
1. Coloque o açúcar com a manteiga num recipiente e misture até obter uma pasta.
2. Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme.
3. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura.
4. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio.
5. Retira a massa da geladeira e abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre.
6. Coloque a massa numa assadeira, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão.
7. Coloque uma folha de papel alumínio sobre a massa e acrescente feijão cru, para criar peso.
8. Leve a torta ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos.
9. Retire a massa do forno. Retire a folha de papel alumínio e o feijão da massa.
10. Volte a massa ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comece a dourar.
11. Retire a massa do forno. Reserve.
Ingredientes para o recheio:
500 ml de leite
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
2 gemas, de ovo
2 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de essência de baunilha
Preparo:
1. Coloque o leite e metade do açúcar numa panela e leve ao fogo alto para esquentar.
2. Coloque o açúcar restante, a maisena, a farinha e os ovos num recipiente e misture bem.
3. Acrescente um pouquinho do leite quente na mistura dos ovos e mexa bem. Acrescente mais uma pequena parte do leite na mistura. Este processo é importante para que os ovos não cozinhem.
4. Misture todo o leite e volte a mistura para a panela. Leve ao fogo médio e misture, sem parar, até obter um creme grosso. Acrescente a essência de baunilha.
5. Retire o creme da panela e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para esfriar.
Ingredientes para a montagem:
1 cacho de uva Itália
2 colheres (sopa) de geléia de damasco
1 colher (sopa) de água
Preparo:
1. Comece preparando as uvas: corte as uvas ao meio, no sentido do comprimento, e retire as sementes. Reserve.
2. Acrescente o creme de baunilha dentro da massa e espalhe bem com uma colher.
3. Acrescente uma metade de uva, com a parte plana voltada para baixo, uma ao lado da outra, seguindo a circunferência da torta. Cubra toda a superfície da torta.
4. Coloque a geléia de damasco e a água num recipiente e misture bem. Passe a geléia por uma peneira fina.
5. Pincele a geléia sobre as uvas.
6. Sirva a seguir