Motivação

O que é 

Motivação é  um termo que vem do Latim (moveres, mover) e significa um impulso interno que leva à ação. É um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Motiva os indivíduos levando-os a se empenharem ao máximo para conquistar o que desejam.

É um importante tópico da psicologia, destinando muitos estudos ao conhecimento das razões que levam que as pessoas se comportem de determinada maneira. O que as motiva a se desenvolverem, pois a motivação é um elemento essencial no desenvolvimento do ser humano. Ela é responsável pelas ações dos indivíduos, como estudar, fazer exercícios físico, trabalhar, etc.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Motivação no trabalho

A motivação é um conjunto de motivos que se manifestam e influenciam a conduta de um indivíduo. Assim, a motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho. É importante que os chefes consigam motivar os seus trabalhadores, porque assim conseguem há uma existe a probabilidade de ocorrer um aumento na produtividade.

A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso. Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.