Reiki – a terapia que pode curar

“Rei ki” em kanji – ideogramas do alfabeto japonês.

A palavra Reiki é a combinação de dois caracteres japoneses – REI – que significa “divino, universal” e faz referência a energia cósmica universal, e KI – que significa “energia vital individual” aquela que flui em todos os organismos vivos.
Em resumo, Reiki é o encontro dessas duas energias – universal e individual.
É uma prática espiritual, baseada na crença da existência da energia vital universal -“Ki” – que, manipulada pela imposição das mãos, através de uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente, pode promover a cura.

É um método natural de recomposição e harmonização do equilíbrio energético, com o objetivo de manter ou recuperar a saúde. Pode contribuir para a cura de qualquer doença, física ou mental, incluídos os tratamentos para maus hábitos, distúrbios emocionais e mentais, tais como o estresse. Além disso, como benefício, gera um estado de harmonia e serenidade que traz calma e bem-estar.

O Reiki não se baseia em nenhuma filosofia ou religião, não possui restrições e tabus, adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. A energia age em qualquer circunstância.

A aplicação é feita única e exclusivamente com o toque das mãos. É extremamente recomendável, porém, que somente pessoas com formação específica para essa prática (Mestres Reiki) sejam responsáveis pela imposição das mãos.

Ao colocar as mãos, ou até mesmo ao simplesmente olhar fixamente o paciente, o terapeuta se transforma num canal para a transferência da energia REI para o corpo do paciente, e então ela age onde e como for necessário para a cura.
A energia REI – universal -, trabalha como instrumento de transformação das energias nocivas em benéficas, uma vez que a energia KI – pessoal -, reconhece que a energia REI é o padrão.

Ao receber uma aplicação de Reiki o corpo de quem a recebe entra em estado de relaxamento e a frequência cardíaca tende a atingir o nível de repouso. O mesmo acontece com a frequência respiratória. Isso tudo proporciona um grande bem estar, semelhante àquele de quando de acorda de uma boa noite de sono.

O objetivo da imposição de mãos é manipular as energias e canalizá-las para os centros de força do paciente – os Chakras­. Por isso, numa sessão de Reiki, o terapeuta irá impor as mãos ou tocar suavemente apenas a cabeça, as mãos, os pés, costas e/ou tórax.

Reiki não requer o uso de roupas especiais, nem é necessário que o paciente as tire. O único requisito é tirar os calçados.

Um detalhe importante é que o Reiki pode ser aplicado tanto em humanos como em animais e plantas, e assim purificar o ambiente, proporcionando bem-estar para todos os que nele moram ou trabalham.

Os cinco princípios do Reiki
Mikao Usui, descobridor e receptor do Reiki, deixou cinco princípios, como regras de conduta, que devem ser seguidos pelos praticantes dessa cura por energia. Ele definiu esses princípios como um caminho para a felicidade, um mapa exato para a evolução espiritual do indivíduo. Confira aqui.

1 – Só por hoje, não fique com raiva
A raiva, uma energia altamente negativa, bloqueia as energias de cura. Por isso, deve-se buscar agir com paciência e tolerância para obter paz mental.

2 – Só por hoje, não fique preocupado
Tudo o que acontece em nossa vida tem uma razão e independe de nossa vontade. Não perca tempo lamentando o passado ou pensando no futuro. O presente é o único que pode ser trabalhado. Cuide dele.

3 – Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe
O sentimento de gratidão atrai abundância. Para conquistar bem-estar físico e espiritual busque sempre agradecer. Foque no que você tem, no que recebeu e você atrairá bênçãos para você.

4 – Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade
Trabalho é o melhor que podemos ter. O trabalho nos dá dignidade, independência, honradez. Isso desde que o respeitemos, independentemente da sua natureza, e jamais prejudiquemos os outros visando alcançar nossos objetivos.

5 – Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos
A gentileza é uma demonstração de amor. Distribua gentilezas e você receberá de volta amor.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em junho de 2007, incluiu o Reiki entre as modalidades de tratamento sem o uso de drogas recomendadas. E em 2017, o Ministério da Saúde estabeleceu o Reiki como integrante do SUS – Sistema Único de Saúde.

Conheça um pouco mais através do vídeo abaixo.

Fontes: Wikipedia, Awebic.com, Globo Reporter.