Dia de Reis

Dia de Reis é uma comemoração católica em que se celebra a visita dos três Reis Magos, vindos do Oriente guiados por uma estrela, ao menino Jesus recém-nascido (conforme descrito em Mateus 2:1).
Eles levavam três presentes valiosos para Jesus – ouro, incenso e mirra – cujo significado espiritual, respectivamente, era realeza, fé e alma pura.

A visita dos Reis Magos teria ocorrido no dia 6 de janeiro. Por isso, para os católicos, nessa data encerram-se os festejos natalinos, sendo desmontados os presépios e retirados todos os enfeites do Natal.

Os três Reis – Belchior, também conhecido como MelchiorGaspar e Baltazar -, foram proclamados santos no Século VIII.

Tradições

Em Portugal, a tradição é o bolo-rei ou Bolo de Reis, que é confeccionado com uma fava. Quem encontra a fava deve trazer o Bolo de Reis no ano seguinte.
Por todo o país, as pessoas costumam cantar de porta em porta, quando são convidadas a entrar e comer doces, salgados, beber vinho, etc.
São também muito comuns a encenação dos autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

No Brasil, a festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões de Portugal. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) conhecidas festas da Folia de Reis.

Em alguns países, como a Espanha, a tradição faz com que as crianças, antes de dormir, deixem sapatos com capim nas janelas para alimentar os camelos dos Reis Magos, porque acreditam que em retribuição à boa ação, aqueles reis deixarão doces no lugar do capim para quando acordarem.

De acordo com a tradição espanhola, no Dia de Reis as crianças recebem as prendas de Natal, imaginando que teriam sido trazidas pelos Reis Magos.

 

Galette Des Rois, ou Bolo de Reis, como é celebrado esse dia na França

Na França e no Canadá, consome-se o Galette des Rois (Bolo de Reis) que, assim como em Portugal, contém um brinde no seu interior. O bolo francês vem enfeitado com uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

 

Fontes: textos e imagens – wikipedia.org; vemporaqui.com.br;
guia do estrangeiro.com; fishwolfeboro.com e desktopnexus.com.