Temperos do bem

Você sabia que o tempero que usa na sua comida pode fazer muita diferença na qualidade nutricional do prato que você está preparando? Alguns temperos podem ser considerados ingredientes tão poderosos para a nossa saúde quanto muitos alimentos que conhecemos e consumimos diariamente.
Que tal conhecer seis desses temperos que fazem muito bem à saúde?

GENGIBRE
gengibreÉ indiscutível a importância do gengibre no universo gastronômico atual. Esse ingrediente culinário, que conquistou as cozinhas de todo o mundo com seu sabor discretamente picante e adocicado, é também o queridinho dos profissionais da saúde por causa de suas propriedades nutricionais.
O gengibre é rico em gingerol, um composto termogênico que é capaz de aumentar nossas reações metabólicas, nosso bem estar e ainda ajudar a queimar algumas calorias extras ao longo do dia. O tempero também é rico em antioxidantes, que atuam na proteção do organismo contra a ação de radicais livres produzidos pela poluição e pelo envelhecimento.

coentroCOENTRO
O coentro é um tempero rico em vitamina C, magnésio e cálcio, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, especialistas recomendam o consumo do coentro para aumentar a nossa capacidade de resposta a inflamações e infecções corporais, já que ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico.

CanelaCANELA
A canela, assim como o gengibre, é um tempero muito valorizado por profissionais da área da saúde por causa de sua característica termogênica. Ela também é capaz de elevar nossas reações metabólicas corporais, aumentando nossa disposição, nosso bem estar e também aumentando a queima de calorias ao longo do dia.
A grande vantagem da canela é que ela pode ser adicionada a receitas doces ou salgadas, combinando bem com vários tipos de alimentos diferentes!

PIMENTA
pimentaOutro tempero termogênico que tem ganhado o destaque da gastronomia mundial é a pimenta. Esse fruto é rico em um composto nutricional conhecido como capsaicina, que é a responsável pela ardência característica da pimenta. A capsaicina atua como antioxidante, combatendo a ação de radicais livres, assim como composto termogênico, elevando as nossas reações metabólicas básicas.
Profissionais da saúde afirmam que as pimentas mais fortes são também as mais benéficas para a nossa saúde, já que elas apresentam concentrações maiores de capsaicina em sua composição. Por isso, se você curte um prato bem apimentado, pode ter certeza que você está fazendo um enorme bem para a sua saúde.

oreganoORÉGANO
Apesar de ser um tempero muito utilizado em receitas no Brasil e no mundo, poucas pessoas reconhecem a importância do consumo de orégano para a nossa saúde. Esse pequeno tempero usado em pizzas ou em batatas assadas é um grande auxiliar da nossa digestão, ajudando a aumentar o processamento dos alimentos e reduzindo os desconfortos naturais dessa situação.
O orégano também é um importante componente para o sistema imunológico, já que ajuda a fortalecer a resposta do organismo no combate a inflamações e infecções.

ALECRIMalecrim

Você sabia que o alecrim também é um tempero que faz muito bem para a sua saúde? Além de ser fonte importante de alguns minerais, o alecrim é uma erva conhecida por suas propriedades antifúngicas, que ajudam a combater doenças causadas por fungos que podem tingir o organismo humano.
A candidíase e as micoses são algumas das doenças que podem ser evitadas com a ingestão regular dessa pequena erva.

Fontes: WebFarmacêutica e SpiceClub