Pressão Sanguínea – O que você deve saber

Pressão sanguínea ou pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra a parede de nossas artérias. Fatores como o estresse, problemas emocionais e a prática de atividades físicas podem interferir no nível da pressão.

É a pressão arterial que mantém o sangue circulando no organismo. Ela tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sanguíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes do corpo, como a ponta dos pés, por exemplo.

Quando se mede a pressão, aparecem dois números. O primeiro, de maior valor, é chamado de sistólico, e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração. O segundo número, de menor valor é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração está relaxado após uma contração.

Diz-se que 120/80 mmHg (doze por oito) é o valor considerado ideal. Contudo, medidas até 140 mmHg para a pressão sistólica, e 90 mmHg para a diastólica, podem ser aceitas como normais. Ninguém melhor, porém, do que o seu médico para dizer a pressão ideal para o seu perfil.
O filme abaixo ajuda a entender melhor o sistema circulatório e a importância de controlar a pressão arterial.
Fontes: Yahoo Answers e TedEd – Lessons Worth Sharing