O mundo na ponta dos seus dedos
...

bandeira

Junto com você na conquista do seu espaço. Com classe, elegância e muita determinação

 

 


Mulher de Classe deseja a você um Natal iluminado

repleto de bênçãos, muita saúde, paz e alegria!


 

Mulher
Saúde
Espiritualidade
Profissional
Dona de Casa
Imóveis
Dona Con
Cantinho
Artigos e Links
Receitas
Em Família
Educação
Festas
Na Sociedade
Comportamento
Direitos
Entretenimento
Etiqueta
Filantropia
Turismo
Variedades
Lojas Virtuais
Tudo na Internet
Pets
Links

 

LEGUMES

As novidades estão aqui!

  

 

 BERINJELAS RECHEADAS-1

Ingredientes
4 berinjelas médias cortadas no sentido do comprimento
4 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 cebola pequena picada
1 colher de sopa de salsa picada
1 dente de alho amassado ou picadinho
1 pãozinho amolecido no leite
75g queijo parmesão ralado
1 ovo
óleo
pimenta do reino
sal.
Preparo
Coloque as berinjelas polvilhadas com sal e deixe sobre uma peneira ou escorredor com a parte branca virada para baixo, durante 1 hora mais ou menos. Enxugue-as e leve ao fogo numa frigideira com um pouco de óleo quente, apenas para que a polpa fique mais mole. Escorra-as no papel toalha, e com a ajuda uma colher retire a polpa de cada berinjela. Amasse ou pique bem essas polpas e misture com a salsa picada,o alho socado e a cebola ralada ou picada e refogue tudo isso numa panela com 2 ou 3 colheres de óleo durante alguns minutos.Despeje numa tigela e junte o miolo do pãozinho,amolecido no leite,os tomates bem picados,o queijo parmesão ralado e o ovo. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Distribua esse recheio nas meias berinjelas.Arrume-as numa fôrma refratária,regue com óleo e salpique queijo e leve ao forno até completar o cozimento.

BERINGELAS Á PARMEGIANA

Ingredientes
5 berinjelas sem casca e cortadas no sentido do comprimento
50g queijo parmesão ralado
20g manteiga ou margarina
400g queijo mozarela
600g tomates sem pele e sem sementes
1 cebola pequena picadinha
1 cenoura picadinha
1 talo de salsão picadinho
1 pitada de orégano
salsa picada
óleo
pimenta do reino
sal
Preparo
Coloque as berinjelas sobre uma peneira ou escorredor, polvilhe com sal e deixe durante 1 hora. Refogue na manteiga ou margarina as 2 colheres de sopa de óleo,a cenoura, salsão cebola,juntamente com a salsa, acrescente os tomates cortados em pedaços.Tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar em fogo lento durante 1/2 hora. Mexa frequentemente, até que fique um molho bem denso. Enquanto isso,seque as fatias de berinjelas e frite-as em óleo quente. Escorra no papel toalha. Em uma forma refrataria espalhe um pouco de molho no fundo, e por cima coloque uma camada de berinjelas fritas,uma camada de mozarela e polvilhe com orégano,torne a colocar um pouco de molho e polvilhe com parmesão.Repita até que terminem os ingredientes. Asse por 20 minutos.

 


 

COUVE-FLOR COM MOLHO BRANCO GRATINADA

Ingredientes
1 couve-flor dividida em buquês
3 conchas de molho branco
noz moscada ralada
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal a gosto
Preparo
Cozinhe os buquês de couve-flor por 20 minutos em fogo médio, tempere com uma pitada de sal e escorra em seguida. Numa travessa refratária, coloque a couve-flor, despeje o molho branco, polvilhe com noz moscada a gosto e com o queijo parmesão. Leve ao forno em temperatura alta para gratinar.

 


 

CHARUTINHO DE FOLHAS DE UVA OU REPOLHO

Ingredientes
½k músculo magro
1 cebola média cortada em rodelas
1 dente de alho
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
300g patinho moído
2 tomates cortados em rodelas
1 limão
40 folhas de uva ou repolho.
sal
pimenta síria a gosto*
Preparo
Coloque em uma panela o músculo, a cebola, o alho, uma das colheres de manteiga, sal e pimenta.Cubra com água (mais ou menos 2 litros) e leve ao fogo brando por 2 horas.Coe o caldo e reserve;desfie o músculo e reserve.Deixe o arroz de molho na água fervendo por 30 minutos.Escorra bem,apertando um pouco com as mãos.Coloque-o numa tigela e junte o patinho moído,2 colheres de músculo desfiado,2 colheres de caldo e a colher de manteiga restante. Coloque o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem, sem amassar. Estenda cada folha de uva ou repolho, espalhe o recheio, cerca de 1 colher de sopa rasa para cada folha. Enrole e dobre as pontas. Forre uma panela com folhas de uva ou repolho. Sobre as folhas, o tomate em rodelas e o músculo desfiado. Sobre essa camada, coloque os charutinhos. Aqueça ligeiramente o caldo reservado e coloque-o morno na panela, tampe e leve ao fogo fraco. Cozinhe durante 1h30min em fogo brando. Esprema o limão sobre os charutinhos.Tampe novamente e deixe cozinhar por mais 1 hora.Se a água secar demais,acrescente mais caldo. Retire os charutinhos com cuidado e sirva.

 * vide receita no link temperos.
Obs.: Se fizer com repolho diminua pela metade o tempo de cozimento.


 

ABOBRINHAS RECHEADAS

Ingredientes

abobrinhas quanto mais bojuda melhor

peito de frango temperado e cozido

ovos

cebola e cebolinha

requeijão cremoso

queijo ralado

 Preparo

Abra as abobrinhas ao meio e remova o miolo com muito cuidado, de forma a ficar bem finas sem quebrar, nem furar. Cozinhe as mesmas em um panela grande com água e pouco sal. Espalhe em tabuleiro com a parte côncava para cima.

Recheio

Cortar o peito de frango em pedacinhos fritar em um pouquinho de óleo com os ovos mexidos, misturando cebola picada e cebolinha. Misturar bem e encher as abobrinhas. Colocar por cima o requeijão cremoso e salpicar com queijo ralado.Levar ao forno quente até dourar. Sirva quente, acompanhada de arroz, folhas, legumes e um bom vinho tinto.

Obs.: A quantidade dependerá de quantas pessoas serão servidas.


  BATATAS DA MAYRA

Ingredientes

800g batatas cozidas com casca

50g bacon cortado em cubinhos

1 colher de sopa de manteiga

sal a gosto

Preparo

Cozinhe as batatas,escorra,deixe esfriar,coloque na geladeira. Quando estiverem geladas,descasque-as e rale-as na parte mais grossa do ralador. Em uma frigideira coloque a manteiga e o bacon.Deixe dourar e coloque a batata ralada por cima,apertando para igualar a superfície.Tempere com sal. Deixe dourar e vire para dourar o outro lado.

 


 
Batata Gratinada
Ingredientes
1 kg. de batatas cozidas                                         
2 latas de creme de leite
100 gramas de queijo provolone ou similar de sua preferência
300 gramas de queijo prato
100 gramas de margarina
2 colheres de sopa de salsa picada
1 cubo de caldo de carne
2 dentes de alho picado
4 cebolas grandes raladas
Preparo
Refogar as cebolas com a margarina, juntando o alho e a salsa. Adicionar o creme de leite, e por ultimo o caldo de carne. Quando começar ferver desligue o fogo.
Cozinhar as batatas, cortá-las em rodelas médias.Untar uma forma refratária com margarina ou azeite, colocar uma camada de batata, juntar o molho branco e parte do queijo prato, mais uma camada de batata, o molho branco e o queijo prato adicionar o restante do molho com a ultima camada de batata e por fim colocar o queijo provolone. Levar ao forno para gratinar.
 

 

BATATA RECHEADA DA CARMINHA

Ingredientes

5 ou 6 batatas grandes

sal a gosto

queijo parmesão

manteiga

bacon em tiras

requeijão (opcional)

Preparo

Cozinhe as batatas cortadas ao meio no sentido do comprimento em água e sal, tendo o cuidado de não amolecer demais. Escorra com cuidado e cave o meio de cada parte para rechear.À parte faça uma mistura com a parte retirada do centro da batata e amasse-a bem, colocando o queijo,a manteiga e o requeijão. Recheie as batatas com esse purê. Junte ás duas partes com uma tira de bacon. Leve ao forno para dourar. Fica deliciosa. A quantidade de queijo, manteiga e bacon vão depender  do tamanho das batatas.

 


 
Batatas ao Forno
Ingredientes
2 quilos de batatas
200 gramas de queijo mozarela fatiado
100 gramas de queijo parmesão ralado
100 gramas de manteiga ou margarina
1 copo de leite
1 copo de creme de leite
2 folhas de sálvia
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Lave e descasque as batatas, corte-as em rodelas da mesma espessura. Unte um pirex com manteiga ou margarina .Derreta o restante da manteiga numa frigideira com a sálvia. Arrume as batatas no pirex, colocando uma camada de batatas em circulo, de modo que cada fatia cubra a metade da outra. Polvilhe com sal e pimenta, regue com um pouco da manteiga derretida e cubra com uma camada de fatias de mozarela. Faça outra camada de batatas mais um pouquinho de manteiga derretida e cubra com fatias de mozarela e assim sucessivamente  até acabarem as batatas e a mozarela. Despeje por cima o leite e o creme de leite que servirão para cozinhar as batatas e dar-lhes delicado sabor Polvilhe o prato com o queijo parmesão ralado e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos. Depois que estiver pronto, haverá uma crosta dourada na superfície. Sirva bem quente. Estas batatas acompanham muito bem qualquer prato de carnes, peixes assados ou grelhados.
Rendimento: 8 a 10 pessoas. 

 

BATATAS NO ALECRIM

Ingredientes

1k de batatas

3 raminhos de alecrim fresco

6 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de caldo de limão

1 colher de sopa de salsinha bem picadinha

1 cebola grande cortada em rodelas finas

sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Aqueça o forno a 120º. Lave as batatas com casca e enxugue-as, corte-as ao meio no sentido da largura, depois em fatias médias ½ cm no sentido do comprimento. Reserve. Num  refratário ou numa assadeira pequena, arrume as batatas e as rodelas de cebola. Lave e seque bem os raminhos de alecrim, desfolhe-os e reserve. Numa tigela, misture o caldo do limão, o azeite, o sal, a pimenta do reino e as folhinhas de alecrim. Regue as batatas e a cebola com esse tempero de maneira que fique tudo bem temperado. Leve ao forno por 40 / 45 minutos ou até que verifique que as batatas e as cebolas já estejam assadas e douradas. Retire do forno e salpique salsinha bem picadinha. 

 


 

Beringela da Mani

Ingredientes

3 berinjelas sem casca e cortadas em rodelas,quadrados grandes ou laminas

3 cebolas cortadas em rodelas ou laminas

2 dentes de alho amassados no espremedor de alho

½ xícara de café de vinagre

1 xícara de café de azeite

orégano

salsa e cebolinha

sal a gosto

Preparo

Coloque a berinjela de molho na água e sal por 10 minutos ou mais. Enquanto isso, em um recipiente misture o vinagre, a água, o azeite e o orégano. Se o vinagre  escolhido for muito forte coloque mais água para evitar que o prato fique muito acido; acrescente as cebolas, o alho e a salsa e cebolinha.

Escorra a água da berinjela, seque-a um pouco e coloque-a em uma panela para levar ao fogo e cubra-a com o molho do azeite. Deixe cozinhar por 20 a 30 minutos tendo o cuidado de virar de quando em quando para que a berinjela fique cozida por igual.

Se preferir fazer no micro é só colocar em um refratário cobrir com o molho de azeite e levar ao micro por 15 minutos na potencia alta, tendo o cuidado de a cada 5 minutos abrir o micro e misturar a berinjela.

 


 

BOLO DE LEGUMES 

Ingredientes

1 xícara de chá de abóbora picada cozida
1 xícara de chá de vagem picada cozida
1 xícara de chá de alho poro fatiado (a parte branca)
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 tomate picado
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de óleo
1 gema
3 claras em neve
1 xícara de chá de queijo cottage ou ricota
margarina para untar

 Preparo

Aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho, sal e acrescente o tomate. À parte, bata as claras em neve com uma  pitada de sal. Reserve. Em uma vasilha, esfarele o queijo cottage ou (ricota) e misture a gema, sal, pimenta, abóbora, vagem, alho poro e o refogado. Adicione delicadamente as claras em neve e coloque em forma untada com margarina. Leve ao forno para assar por 30 minutos aproximadamente.

 


COUVE FLOR GRATINADA

Ingredientes
1 couve-flor

2 colheres de sopa de margarina

1 xícara de chá de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa bem cheias de farinha de rosca

água

leite

sal

Preparo

Corte a couve-flor em buquês, lave bem e coloque de molho na água com vinagre por mais ou menos 30 minutos, coe, lave novamente e leve a cozinhar com leite e água em partes iguais e um pouco de sal. Unte um pirex com margarina, ajeite por cima a couve-flor, regue com a margarina derretida, polvilhe com farinha de rosca e, por cima, espalhe o queijo ralado. Leve ao forno durante uns dez minutos para corar.

 


 
Lasanha de Berinjela
Ingredientes
1 k de berinjela
sal à gosto
2 ovos batidos para empanar
farinha de trigo para empanar
farinha de rosca para empanar
óleo para fritar
250 g de presunto
250 g de mussarela
queijo parmesão ralado
Ingredientes do molho    
700 g de patinho moído
 ½ k de polpa de tomate
 1 cebola grande picadinha
 3 dentes de alho amassados
 orégano, manjericão, salsa e cebolinha
sal à gosto
Preparo
Corte as berinjelas com casca em fatias. Salpique com sal e deixe de molho por cerca de 20 minutos. Arrume as fatias em uma travessa, colocando-a ligeiramente inclinada para que a berinjela solte o amargo. Em seguida lave a berinjela e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Passe cada fatia em farinha de trigo, depois no ovo batido e, finalmente, em farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar.
Em uma panela, coloque a carne para fritar, junte a cebola e o alho até dourarem. Coloque sal, os temperos verdes, mexa e, acrescente a polpa de tomate, espere ferver e deixe cerca de 20 minutos em fogo brando para apurar mais um pouco. Se achar necessário, acrescente um pouco de açúcar para anular a acidez do tomate.
Em um refratário, coloque um pouco do molho no fundo e, em seguida, uma camada  de berinjela já frita. Acrescente uma camada de molho e, após, uma de presunto ou mussarela, outra de berinjela e assim por diante. A última camada deverá ser de carne. Polvilhe com bastante queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido à 150º (médio), para gratinar.

 


 
Pimentão recheado
Ingredientes 
4 ou 5 pimentões pequenos
1/2 quilo de carne moída (coxão mole,patinho)
miolo de pão amanhecido,
sal a gosto,
salsinha picadinha,
cebola.
pimenta,
leite,
2 ovos cozidos, 
100 grs. de azeitonas
queijo ralado.
Preparo
Lave e tire as sementes e as tampas dos pimentões e rechei-os da seguinte maneira: Faça um refogado com a carne, a cebola e a salsinha. Junte o sal, a pimenta (opcional) e um pouco de miolo de pão embebido no leite. Acrescente os dois ovos cozidos e cortados em pedacinhos, as azeitonas sem caroço e com esse refogado recheie os pimentões e feche-os com as tampinhas dos mesmos.
Coloque-os em assadeira ou em forma refratária e leve ao forno até que observe que os pimentões estão tenros.Se gostar cubra com molho de tomate e salpique queijo ralado por cima.
Em vez de recheio de carne,poderá optar por recheio de camarão, frango.etc.

 


 
Pimentão Recheado da Carminha
Ingredientes
½ k de carne moída
Alho, cebola, sal e cebolinha à vontade
1 tomate
1 ovo
Pão amanhecido
3 ou 4 pimentões médios
Preparo
Refogue ½ quilo de carne moída , previamente temperada, acrescente alho, cebola e vá dourando.Coloque  1 tomate picado.Quando o molho estiver pronto,acrescente uma gema e pão (molhado e espremido)  e misture para engrossar (mas não muito) Acrescente também salsa, e cebolinha, etc. Recheie os pimentões, asse ou cozinhe conforme sua preferência. Das duas maneiras ficam ótimos. Bom apetite.

 


 
Rocambole de Escarola e Batata
Ingredientes
1 quilo de batatas cozidas
¾  xícara de chá de farinha de trigo
2 maços de escarola
2 ovos
1 cebola grande
Óleo
Sal a gosto
Preparo
Lave muito bem a escarola , deixe escorrer bem a água  e refogue-a com o óleo, a cebola picadinha e o sal. Cozinhe as batatas e passe-a s pelo espremedor, junte os ovos, o sal e a farinha de trigo para dar firmeza a massa. Abra a massa em superfície untada com manteiga ou margarina e farinha .Recheie com a escarola refogada .Feche em formato de rocambole e pincele com gema . Asse em forno quente por 30 minutos aproximadamente.

 


SUFLÊ DE COGUMELOS

 

Ingredientes

500g cogumelos fresco

1 cebola média picada

½ maço de salsinha picada

3 colheres de sopa de  farinha de trigo

2 colheres de sopa de margarina

¾ xícara de chá de leite

3 ovos

3 colheres de sopa de creme de leite

1 colher de café de sal

1 colher de café de noz moscada

Preparo

Lave bem os cogumelos passe-os no liquidificador com mais ou menos 3 colheres de sopa de leite,junte a cebola e a salsinha picadas,bata até formar um purê. Reserve. Derreta a margarina, coloque o purê de cogumelos e refogue por 5 minutos sem parar de mexer, adicione a farinha de trigo e misture muito bem, acrescente o leite restante, as gemas e mexa por mais alguns minutos e por ultimo coloque o creme de leite. Tempere com sal e a noz-moscada. Retire do fogo e deixe amornar. Bata as claras em neve e misture-as ao creme de cogumelos. Distribua a massa em um refratário e asse em forno alto, pré-aquecido até que doure.

 


 
Suflê de legumes-1
Ingredientes
100 g de farinha de trigo
100 g.de manteiga ou margarina
100 g.de queijo tipo lanche ralado ou picado finamente
25 g de amido de milho
2  xícaras de leite
6  ovos ( claras em neve )
2 cenouras cozidas e cortadas em pequenos pedaços
100 g.de vagens cozidas e cortadas em pequenos pedaços
¼  xícara de ervilhas
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Aqueça o leite em uma panela. Em outra ponha a manteiga e leve ao fogo. Assim que a manteiga borbulhar retire do fogo e despeje de uma só vez o amido de milho e a farinha de trigo, misture rapidamente e despeje o leite quente misturando muito bem para que não empelote. Leve ao fogo e continue a mexer até que o creme engrosse. Retire do fogo e aguarde 2 ou 3 minutos. Acrescente as gemas, misturando rapidamente, junte o queijo e os legumes, misture bem, tempere com o sal e a pimenta, misture novamente e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso,bata as claras em neve e adicione delicadamente à mistura. Aqueça o forno em temperatura média. Unte com manteiga ou margarina duas formas para suflê, divida a massa entre as duas e leve a assar por mais ou menos 25 minutos, dependendo do fogão após 15 minutos verifique a cor do suflê, se estiver muito dourado cubra com papel alumínio para terminar de assar. Sirva quente.

 


 

Suflê de Legumes-2

Ingredientes

4 ovos (claras em neve)
legumes a seu gosto (cenoura, batata, chuchu,etc)

Molho Bechamel
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de leite fervendo

Preparo
Doure a farinha com a manteiga e adicione o leite fervendo aos poucos, deixe engrossar um pouco e reserve.
Suflê: cozinhe os legumes com um pouco de sal, em uma panela doure meia cebola ralada com uma colher (sopa) de manteiga, junte os legumes cozidos e refogue bem; apague o fogo e junte 4 gemas misture bem. Junte o bechamel e por fim misture 4 claras batidas em ponto de neve bem firme, misturando sem bater até que a clara seja completamente assimilada pela mistura. Unte bem um refratário despeje o suflê e deixe assar até dourar.
Acompanha bem bifes, peito de frango grelhado, etc.