INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 

CIRURGIAS REFRATIVAS

(*) Leôncio de Souza Queiroz Neto

.....Se você está cansado daqueles óculos apertando seu nariz e machucando suas orelhas, não agüenta mais esquecê-los antes daquele importante compromisso profissional e não suporta mais usar lentes de contato, seus problemas parecem estar chegando ao fim.

.....Você já imaginou entrar em uma sala cirúrgica, deitar em uma maca, abrir os olhos e deixar que um oftalmologista manipule um incrivelmente preciso feixe de laser que remodela sua córnea em minutos, diminuindo ou literalmente anulando o "grau" corneano; então levantar e experimentar um admirável mundo novo, sem óculos ou lentes de contato.

LASIK - Cirurgia Refrativa - Excimer Laser

.....Uma nova e promissora técnica para eliminar erros refrativos - porém existem riscos.

.....Se você está cansado daqueles óculos apertando seu nariz e machucando suas orelhas, não agüenta mais esquecê-los antes daquele importante compromisso profissional e não suporta mais usar lentes de contato, seus problemas parecem estar chegando ao fim.

.....Você já imaginou entrar em uma sala cirúrgica, deitar em uma maca, abrir os olhos e deixar que um oftalmologista manipule um incrivelmente preciso feixe de laser que remodela sua córnea em minutos, diminuindo ou literalmente anulando o "grau" corneano; então levantar e experimentar um admirável mundo novo, sem óculos ou lentes de contato.

.....Pelo menos é o que nós oftalmologistas e mais importante nossos pacientes estão falando sobre um nova técnica de cirurgia refrativa chamada LASIK. LASIK é a abreviação do termo inglês "laser-assisted in situ keratomileusis", e que poderá se tornar uma das mais populares cirurgias do planeta no próximos anos.

.....O método de LASIK começou a ser utilizado em cirurgias oculares nesta década e utiliza a energia do excimer laser, que é uma forma de laser das mais conhecidas e seguras para correção de erros refrativos.

.....O excimer laser foi originalmente criado em 1970 e era utilizado em outras áreas como informática e indústria alimentícia, e é chamado de "laser frio" pois não produz calor, nem queimaduras, simplesmente vaporiza a córnea, permitindo esculpir a córnea e modelar sua curvatura para eliminar as dioptrias ou "graus" da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

.....O LASIK é antes de tudo uma nova tecnologia; até pouco tempo o excimer laser só era utilizado para outro tipo de cirurgia ocular a laser, o PRK (photorefractive keratectomy).

    

.....A técnica do LASIK se baseia no uso de um delicado instrumento de corte chamado microcerátomo. Os cirurgiões fazem um corte, semelhante a uma "fatia" ou "lamela" nas camadas mais anteriores da córnea, deixando um dos lados desta "lamela" aderido a córnea, e delicadamente levantam esta "lamela" de tecido; então o excimer laser é aplicado remodelando a forma da córnea. A seguir a "lamela" é recolocada de volta ao lugar, como se fosse uma "tampinha de laranja".

.....Após um período de poucos dias, esta "lamela" é reintegrada com o restante da córnea.

.....A técnica cirúrgica utilizada anteriormente o PRK era aplicado diretamente sobre o tecido corneano superficial, o que levava a um pós operatório doloroso e com tendência a uma cicatrização excessiva.

.....Em virtude, da destruição do tecido corneano ser mínima com a técnica de LASIK, ocorre melhor cicatrização e com muito menos dor. A maioria dos pacientes enxergam claramente quase que imediatamente após a operação.

.....Atualmente, o procedimento de LASIK é melhor indicado em pacientes adultos com graus estabilizados, com até 12 graus de miopia, 04 graus de hipermetropia e 05 graus de astigmatismo e que não possuam outros problemas oculares associados. Ainda não há consenso entre os oftalmologistas quanto a estas indicações. A presbiopia ou "vista cansada" que ocorre após os 40 anos de idade não é corrigida por esta técnica.

.....Em 1999, aproximadamente 500.000 norte-americanos foram submetidos a um procedimento de LASIK- quase o dobro de 1998.

.....No Brasil começamos a realizar as cirurgias a Laser em 1992, pela técnica do PRK e em 1994 com o LASIK, já temos aproximadamente 80 a 100 mil pacientes beneficiados com este avanço tecnológico. Geralmente, 07 entre 10 pacientes alcançam 100% de visão sem o auxílio de correções ópticas adicionais. A maioria restante continua apta a dirigir sem lentes corretivas.

.....Antes de se submeter a cirurgia de LASIK, o paciente deve consultar o oftalmologista que fará um estudo completo do olho a ser operado: refração adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, qualidade do filme lacrimal, o cristalino, estado da retina , pressão intra-ocular, entre outros.

.....Apesar de todos cuidados discutidos acima, dissertaremos de algo fundamental a ser entendido pelo paciente que vai ser submetido a um procedimento de LASIK.

.....A cirurgia de LASIK é um procedimento cirúrgico e possui todos os riscos atribuíveis a qualquer procedimento desta natureza. É um procedimento altamente satisfatório na maioria dos casos bem escolhidos, como discutido anteriormente.

.....É importante enfatizar que 100% de visão não significa visão perfeita. O LASIK pode interferir na percepção de contrastes, escalas de cinza, os quais podem se tornar inaceitáveis para alguns pacientes.

.....Quase todos os pacientes que fazem o LASIK referem algumas alterações visuais com halos e clarões geralmente à noite, quando o tamanho pupilar é maior, sendo que as queixas diminuem dentro de um período de seis meses. Em uma minoria de pacientes submetidos a LASIK pode ocorrer visão dupla e visão noturna muito ruim, que pode até impossibilitar dirigir carros à noite.

.....Além do que, o oftalmologista pode acidentalmente cortar a lamela corneana de modo errôneo ou recoloca-lá causando dobras, o que causa diminuição da acuidade visual e que às vezes não podem ser corrigidas nem com o uso de óculos e lentes de contato. Em casos extremos transplante de córnea se faz necessário.

.....Ainda não existem estatísticas confiáveis sobre as complicações pós-operatórias do LASIK. Alguns trabalhos mostram incidências destas complicações em torno de 01-05%, sendo uma das temíveis a infecção ocular e o descolamento de retina.

.....Em torno de 10-15% dos pacientes devem se submeter a um se gundo procedimento, o chamado "retoque", para alcançar a correção óptica desejada. Este segundo procedimento não é considerado uma complicação e sim um "complemento" da primeira sessão de LASIK.

.....Na ausência de trabalhos de acompanhamento desta cirurgia a longo prazo, nada garante que novos tipos de complicações possam surgir nos próximos anos. O custo da cirurgia é variável, algo em torno de 500 dólares por olho em clínicas especializadas. Muitos outros tipos de novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para a correção de erros refrativos e novos procedimentos mais baratos e seguros estão por vir no próximos anos, porém se você não quer esperar todo este tempo, ou ainda está com dúvidas, procure seu oftalmologista de confiança, que é o único profissional gabaritado a esclarecer suas indagações e realizar o procedimento cirúrgico mais adequado para o seu caso, com a maior segurança possível.

Erros de Refração

.....Os erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), são alterações oculares que deformam a imagem capitada pela retina, causando embassamento da visão e sintomas conhecidos como astinopia irritações oculares e hiperemia ocular, lacrimejamento, dor de cabeça, dor pericular, fotofobia. Portanto ser míope ou hipermétrope não é mais apenas um desvio da normalidade (emetropia).

.....Grosseiramente, o olho é uma esfera com 23 mm de diâmetro aproximadamente. Assim, exemplificando, uma criança que nasce com olho de 16 mm de diâmetro antes o posterior aparentes, hipermetropia (90% das crianças são hipermétropes). Neste olho a imagem, que vem do infinito, forma-se atrás da retina. Quando aproximar-mos um objeto do olho a imagem afasta-se mais da retina, portanto, o hipermétrope tem dificuldade para enxergar de perto.

.....Continuando o exemplo, o olho dessa criança como todos os demais órgãos, e suponhamos que aos 18 anos ele atinja 23mm. Nesta condição a imagem de um objeto no infinito forma-se exatamente sobre a retina (emetropia), quando se aproxima do olho, a imagem passa a ficar cada vez mais posterior à retina, para foca-la o olho apresenta um fenômeno chamado acomodação, em que o cristalino (lente natural biconvexa que se dilata e converge a imagem para a retina).

.....Vamos supor agora que este olho cresceu e atingiu 26 mm de diâmetro aos 28 anos, neste caso, a imagem, do objeto no infinito da retina (miopia). Quando se aproxima o objeto do olho a imagem passará à formar-se sobre a retina, portanto o míope enxerga bem para perto sem necessitar o uso do cristalino. Para 100% das pessoas o cristalino começa a perder sua elasticidade aos 40 anos, portanto os indivíduos, que necessitam acomodação para perto (Hipermetropia, emétropes, e míopes com óculos), começam a apresentar dificuldade para ver objetos próximos (presbiopia). Logicamente as miopias não corrigidas (com óculos ou lentes de contato), sempre enxergarão bem para perto, bastando tirar o óculos.

.....Inicialmente comparamos o olho com a esfera, geralmente o olho apresenta-se em menos ou mais graus, com um achatamento (parecido com ovo), neste caso, a imagem que incide na retina é deformada (astigmatismo), portanto é comum associação da miopia, hipermetropia e presbiopia com astigmatismo.

.....Por convenção a miopia é corrigida por lentes esféricas negativas (divergentes), a hipermetropia e presbiopia são corrigidas por lentes esféricas positivas (convergentes), e o astigmatismo por lentes cilíndricas negativas ou positivas.


Exemplo:

1- No OD –3,00º DE1,00ºDCx180

Significa que o olho direito apresenta miopia de 3 graus, associado à 1 grau de astigmatismo num eixo de 180º.

2- No OE +2,00º DE0,50ºDCx90º adição de +2,00ºE

.....Significa que o olho esquerdo apresenta 2 graus de hipermetropia para longe e 4 graus para perto (presbiopia), associado a 0,50º de astigmatismo num eixo de 90º, tanto para longe como para perto.

(*)  Leôncio de Souza Queiroz Neto é Médico Oftalmologista em Campinas, especialmente interessado em doenças externas oculares, córnea, catarata e cirurgia refrativa. Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP com residência em Oftalmologia pela Fundação Dr. João Penido Burnier,

Fonte: http://www.noticiasdobrasil.com.br

Conheça a premiação recebida pelo Mulher de Classe

Fale direto

com toda Mulher de Classe

Clique AQUI.

Escolha o assunto. Lá estará uma

Mulher

de Classe

INFORME-SE.

Mercado qualificado?

Mulher

de Classe

é o principal.

CONHEÇA.

Informação,

sensibilidade

e muito bom gosto. Tudo

reunido numa

Mulher

de Classe

DECIDA JÁ.

Relação entre custo/benefício

é padrão na

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!

Seja profissional,

estudante ou dona de casa, ela sempre será

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!