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Arroz

 

......Há milhares de anos o arroz é o alimento básico de mais da metade da população do mundo. Como a cevada e a aveia, o arroz cresce dentro de uma casca protetora, que tem que ser removida para que se possa utilizar o grão como alimento. Muitos nutrientes se perdem, como o farelo e os gérmens, que são removidos no processo de moagem para obter o arroz branco.

......O arroz integral, que consiste de caroços intactos em camadas de farelo tem um valor nutritivo maior do que o arroz branco. O arroz branco cultivado e processado é freqüentemente enriquecido com ferro. O arroz deve ser cozido num volume de água que represente apenas o dobro do seu volume. Essa água será absorvida pelos grãos, garantindo a preservação do seu conteúdo nutricional. O arroz parabolizado é processado por um método tradicional há mais de dois mil anos: o grão inteiro é parboilizado, deixando a casca solta e, desse modo, facilitando a moagem. Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos.

......Meia xícara de arroz branco contém aproximadamente 100 calorias, enquanto o arroz integral pode ter de 105 a 110 calorias. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g na mesma quantidade de arroz branco. O arroz é o verdadeiro alimento básico no planejamento das refeições. Ele é um dos ingredientes dos pratos quentes e frios compostos de cereais para o café da manhã, uma base excelente para saladas e um acompanhamento natural para legumes, peixe, carne e queijo. O farelo de arroz também adiciona volume a biscoitos e pães.

 

Curiosidade:
......Comemoramos um antigo símbolo de fertilidade da Ásia quando jogamos arroz nos noivos nas cerimônias de casamento

Fonte: Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos

 


 

 

Arroz é base na culinária da Ásia à América
 


......Ingrediente comum da culinária em diversos países, o arroz é originário da Ásia e cultivado há pelo menos 5 mil anos. Os grãos foram introduzidos no Egito e na Itália pelos árabes e deram origem a diversas receitas. Na Itália, os risotos e na Espanha, as paellas atribuem ao arroz o papel principal na cozinha.

......Na América, o arroz foi introduzido quando um navio castigado pelas tempestades chegou às docas de Charleston, na Carolina do Sul. O capitão da equipe deu algumas sementes a um fazendeiro local.

......A matéria-prima do risoto também era utilizada na China para fazer sorvete. No Brasil, o arroz está presente no dia-a-dia das mesas de restaurantes e em casa e combinações exóticas ou as mais tradicionais conquistam o paladar de todos.


 

 

Tipos

Características

Arroz Vermelho

Apresenta uma película vermelha em seus grãos

Arroz Parboilizado

Passa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos

Arroz Basmati

Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas

Arroz Tailandês

Também conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia

Arroz Selvagem

Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco

Arroz Japonês

Conhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis

Arroz Ráris

Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem

Arroz Agulha

É o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira

Arroz Integral

Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos

Fonte: Revista Água na Boca

 

 


 

 

Os nutrientes do arroz


......Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.

......O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.

......As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.

Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias.

Fonte: ABC dos alimentos

Nutrientes

por 100g

calorias

350

proteínas

7g

açúcar

80g

(Fonte: Guia Prático para uma Alimentação Rica e Saudável, Reader's Digest)

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