INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 
Você conhece os termos técnicos
utilizados nos contratos de turismo?

Paloma Brito
 
......Com as férias de julho cada vez mais próximas, a maior procura por pacotes de viagens acaba sendo inevitável.
......Porém, um dos principais problemas para quem busca uma boa opção de turismo é que os contratos de prestação de serviço nem sempre são muito claros, já que utilizam termos técnicos desconhecidos pelo turista, o que vai contra o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 
Dicas de termos do mercado turístico
......Um exemplo bem simples de um prospecto turístico diz tudo sobre as dificuldades enfrentadas pelos consumidores. "Passagem aérea em vôo fretado, traslados, regime de meia pensão, city-tour e seguro-viagem. Preço por pessoa: US$ 2.500 (adicional CHD: US$ 500). Categoria DBL."
......Não há como negar que o texto mencionado pode ser indecifrável para alguns, de forma que, no futuro, estes consumidores poderão se sentir prejudicados pela falta de clareza. Por isso, vamos esclarecer alguns dos termos mais utilizados pelo mercado turístico, visando facilitar a vida de quem quer se divertir nas próximas férias.
  • Vôo fretado
    ......Como o próprio nome já diz, trata-se de um vôo alugado pelas operadoras para o uso exclusivo do transporte de seus clientes. ......Como a tarifa geralmente é mais baixa - por isso o custo de pacotes de viagem é menor do que em uma viagem particular - os passageiros podem perder em outros aspectos, como ter um serviço de bordo inferior ao dos vôos regulares, abertos a qualquer pessoa. ......Mas, como o importante é economizar, então podemos concluir que um "lanchinho" menos reforçado não será o responsável pelo fracasso da sua viagem, certo?
  • Traslados
    ......Talvez você não saiba, mas traslados são os transportes que levam o passageiro do aeroporto ao hotel e vice-versa, somente isto. ......Como se trata de um meio de transporte essencial tanto para a ida quanto para sua volta para casa, vale a pena conferir todos os detalhes com antecedência junto à operadora contratada para evitar dor de cabeça e despesas desnecessárias.
  • Refeição
    ......Todos nós sabemos que o preço da comida pode variar consideravelmente entre restaurantes vizinhos, tudo vai depender do nível e tradição do estabelecimento. Por este motivo, muitas pessoas optam pela inclusão das refeições no pacote de viagem. Além de mais barato, o conforto de fazer as refeições no próprio hotel também acaba compensando. O problema é que a definição do regime de alimentação oferecido nos pacotes ainda não é clara para algumas pessoas.
    ......Em primeiro lugar, é importante saber que no Brasil a maioria das hospedagens oferece o café da manhã para seus hóspedes. Já nos Estados Unidos, esta refeição é cobrada a parte, por exemplo. É comum notarmos nas propostas de viagens a opção de meia pensão e pensão completa. A primeira opção inclui além do café da manhã, uma segunda refeição, que pode ser um almoço ou jantar oferecido pela empresa, sendo que a terceira refeição passa a ser de responsabilidade do cliente.
    ......No regime de pensão completa o cliente não precisa se preocupar, já que poderá fazer pelo menos as três principais refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar, sem precisar pagar nenhum valor adicional por isto. Vale lembrar que alguns resorts, cruzeiros e hotéis-fazenda chegam a oferecer até seis refeições ao dia.
  • City tour
    Contratar um pacote de viagens sem fazer um city tour não tem a menor graça. Isto porque o passeio irá contemplar cada ponto importante do local, revivendo fatos curiosos dos pontos turísticos que dão identidade à cidade visitada. Muitas vezes o city tour é realizado já a partir do traslado, assim que o passageiro deixa o aeroporto.
    ......Por outro lado, cuidado para não se decepcionar, pois alguns lugares e passeios que você pode ter visto nos prospectos não fazem parte do city tour, isto é, são realizados normalmente pela operadora, porém são cobrados à parte. Desta forma, é importante ter detalhes do roteiro da viagem para ver se realmente vale a pena investir no passeio. Afinal de contas, será que vale a pena ir até Fortaleza, por exemplo, e conhecer apenas o centro da cidade, deixando de fora os passeios até as principais praias do nordeste?

  • Seguro-viagem
    ......O seguro-viagem normalmente cobre acidentes pessoais, assistência médico-hospitalar e odontológica, assim como extravio de bagagem. Existem basicamente dois tipos de seguros: por tempo de duração da viagem ou planos anuais.
    ......Quando você viaja por alguns dias, ou por alguns meses, a lazer ou a estudo, é recomendado fazer um plano que dure o tempo de sua viagem. Se você viaja muito a trabalho e está interessado no plano anual, veja com que freqüência você tem saído do país e quais as possibilidades de viajar nos próximos 12 meses.
    ......Possuir um seguro viagem irá significar menores aborrecimentos ao viajar para o exterior. Se acidentes já causam um grande transtorno, não deixe que os gastos emergenciais piorem ainda mais a situação.
  • Adicional CHD
    ......Trata-se do valor pago a mais por criança. Geralmente elas pagam valores inferiores aos adultos, o que explica o porquê da cobrança diferenciada. No que se refere à idade, no geral, fica limitada a 12 ou 13 anos. A título de explicação, cabe dizer que a sigla CHD vem do inglês child (criança).
     
    Categorias de apartamentos
    ......Os hotéis oferecem diversos tipos de apartamentos, desde o mais simples até os mais luxuosos. Para não fazer feio no check-in, fique por dentro das siglas utilizadas no setor hoteleiro.
    • STD: apartamentos standards, mais simples, equipados com uma ou duas camas, e um banheiro.
    • STE: são as suítes, ou melhor, apartamentos standards um pouco mais incrementados, com uma de sala-de-estar.
    • SGL, DBL e TPL: são os apartamentos single, para uma pessoa, e os duplos e triplos, respectivamente
  • Conheça a premiação recebida pelo Mulher de Classe

    Fale direto

    com toda Mulher de Classe

    Clique AQUI.

    Escolha o assunto. Lá estará uma

    Mulher

    de Classe

    INFORME-SE.

    Mercado qualificado?

    Mulher

    de Classe

    é o principal.

    CONHEÇA.

    Informação,

    sensibilidade

    e muito bom gosto. Tudo

    reunido numa

    Mulher

    de Classe

    DECIDA JÁ.

    Relação entre custo/benefício

    é padrão na

    Mulher

    de Classe

    FALE COM ELA!

    Seja profissional,

    estudante ou dona de casa, ela sempre será

    Mulher

    de Classe

    FALE COM ELA!