-
Conrado Adolpho
|
REFLEXÕES DO PÓS-NATAL
(adaptado do original "Jesus Cristo
não nasceu
vendedor", de autoria de Conrado
Adolpho)
|
......Joseph Campbell afirma em seu genial O
Poder do Mito, 1988, que "precisamos de mitos que identifiquem o
indivíduo". Precisamos de ícones para admirar, de exemplos para seguir.
......Lembro-me claramente de quando Airton
Sena faleceu, e, horas depois, viria a presenciar um séqüito de
admiradores em prantos por todo o planeta. Aquele Airton Sena, não era
humano, era um mito, um personagem televisivo que rendia milhões para
muitos.
......Temos a tendência de lembrar e admirar
os ídolos fabricados pela mídia em vez dos indivíduos de carne e osso que
participam cotidianamente da nossa vida. A caixa da padaria que acorda às
05h30 da manhã, nosso amigo médico que sustenta sozinho sua família
trabalhando 16 horas por dia ou o porteiro sexagenário que ajuda os pobres
da sua comunidade. Que graça têm esses personagens da vida real? Nenhuma
frente aos
Schwarzeneggers
e Indianas da telona.
......Afinal, quem você conhece que é tão
destemido quanto James Bond ou tão carismática quanto Dona Benta.
......O rádio, o cinema e a TV, não
necessariamente nesta ordem, nos têm vendido barato porções de ídolos para
todos os gostos. Desde Clint Eastwood até Xuxa, desde Ozzy Osbourne até
Papai Noel. Como que em frente a uma enorme prateleira de um hipermercado,
podemos escolher aqueles a quem admirar, aqueles que mostram a coragem que
desejamos ter, a segurança que sempre nos faltou ou a beleza que nos foi
negada ao nascimento.
......Dentre todos os mitos, seguramente, o
maior deles ainda é Jesus Cristo e, todo dia 25 de dezembro, uma parcela
significativa da humanidade comprova isso com a celebração do Natal.
Contudo, o efeito cumulativo da mídia durante anos e anos integrando à
imagem do Natal a do velho bonachão barbudo nos faz associar tal data
religiosa com a chegada do Papai Noel, e não com a do menino Jesus.
......Nada tem a ver o Jesus bíblico com a
pitoresca e memorável farda carmim de Santa Claus. Noel, com seu ar de
eterna bondade e perfeição, parece pairar sobre o bem, o mal e sobre a
fachada dos shoppings.
......Não é de se espantar que Jesus esteja
perdendo no “top of mind” do Natal. A figura do velho bonachão é muito
mais lucrativa e impulsiona, com o seu enorme saco de presentes, o
aquecimento das vendas de fim de ano. O menino Jesus, na sua pobre
manjedoura, nos traz um sentimento de tranqüilidade e sossego na noite
natalina, que em nada se parece com o corre-corre dos shopping-centers e
das lojas de departamentos.
......Tente
se lembrar do menino Jesus enquanto enfrenta uma fila de horas, em
qualquer grande loja, na qual um bando mal-educado de crianças grita e
pais se acotovelam para conseguir chegar a tempo da promoção especial.
......Pouco a pouco sofremos um processo de
transferência do mito pacificador do menino Jesus para a febre consumista
do Papai Noel, e, recentemente, da Mamãe Noela, de Rudolph - a rena do
nariz vermelho -, dos anões da fábrica de brinquedos e de muitos outros
símbolos que integram um universo natalino cada vez mais colorido,
interessante e mais rentável do que um humilde estábulo.
......Em uma recente propaganda de um
shopping, até os reis magos, ao invés de incenso, ouro e mirra,
presenteavam um menino Jesus louro de olhos azuis com um Home-Theater, uma
geladeira e um DVD.
......Como afirmava Campbell, precisamos de
mitos. Devemos, porém, questionar o porquê das nossas escolhas. Impávido,
na medida do possível, como um Winston que não aceita a dominação mental
do Big Brother da mídia. Procurar o homem por trás do mito, analisar o seu
caráter e as suas ações e não somente aceitar seu personagem.
......Jesus, assim como um porteiro ou uma
caixa de padaria, em contraposição ao Papai Noel comerciário do nosso
dia-a-dia natalino, era humano, e admirável. Lembrarmo-nos dele de tal
modo pode ser o primeiro passo para descobrirmos um sentimento de paz e
completude que não passará com as festas natalinas.
......Fará com que descubramos os vários
mitos que estão a nossa volta e com que nos sintamos reconfortados durante
todo ano.
......Feliz Natal.
Conrado Adolpho (www.conrado.com.br)
é educador, empresário, estrategista e palestrante. Sua formação vem
de escolas de excelência como ITA e Unicamp. Há mais de 10 anos vem
preparando profissionais dos mais diversos ramos de atividade em suas
aulas, palestras e treinamentos. Suas áreas de atuação são: marketing,
vendas, atendimento, marketing educacional, marketing pessoal e
desenvolvimento pessoal.
|