INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 

 Localização de canteiros

 

......· Se for plantar em canteiros, estes devem ser localizados em local de fácil acesso e que fique próximo a saída de água e galpões para guardar equipamentos etc.,

......· Não plantar em topografia superior a 20%. Sempre haverá melhor produção em terrenos planos ou com ligeira inclinação, pois facilita a conservação do solo e tratos culturais.

......· Escolha sempre espécie/variedade que mais se adapte ao clima e ao solo da região, para melhor sanidade e desenvolvimento.

......· Sempre que possível faça uso de quebra-ventos nativos ou adaptados a região, pois além de diminuir a incidência de ventos fortes e frios, é abrigo dos inimigos naturais de pragas, evita poeira e doenças, e dependendo da espécie, fornece néctar para abelhas.

......· Solo deverá ter boa drenagem e boa fertilidade natural e teor de matéria orgânica, e se necessário faça uma complementação, para que a planta esteja sempre nutrida e resistente a pragas e doenças.

 


Sobre irrigação

 

......· Não deixar o solo secar ou ficar encharcado no início do desenvolvimento da planta.

......· Não irrigar nas horas mais quente do dia.

......· Observe se as folhas das plantas ficam murchas ou caídas, mesmo com irrigação adequada, o que pode ser indício de espécie não adaptada ao local.

......· Para plantas sensíveis a doenças, não irrigue por aspersão.

......· Para economizar água coloque cobertura morta com palha de arroz, serragem.

......· Terra nos canteiros deve estar sempre bem solta e não muito argilosa.

 


 

Controle de pragas e doenças

 

......· Plantar espécies ou variedades resistentes e adaptadas ao local e a época.

......· Respeitar os espaçamentos e época recomendados para cada espécie/variedade.

......· Quando realizar capina ou qualquer outro tipo de trato cultural, procure não danificar as plantas, já que um ferimento é a porta de entrada de patógenos.

......· Comece o trabalho sempre pelas sadias e termine o trato nas plantas doentes, para que não haja infecção.

......· Desinfeccione toda hora o material de colheita ou poda.

......· Evitar a monocultura, procurando plantar na mesma área espécies de forma e famílias diferentes.

......· Manter sempre o solo em boas condições.

......· Evitar o uso de produtos químicos, sem a devida orientação técnica.

......· Ao notar uma planta doente retire a parte infectada (folha, ramo etc.) Ou até mesmo a planta inteira e queime-a, para que não haja contaminação, após isso isole o local e plante outra espécie de família diferente.

......· Nunca deixe seu canteiro excessivamente irrigado, pois alta umidade e temperaturas altas, tornam o ambiente mais propício ao ataque de doenças.

......· Procure ter o maior número de espécies diferentes e sempre realizar rotação de culturas, evitando plantar em dois anos consecutivos uma mesma planta ou da mesma família, pois absorvem o mesmo nutriente do solo e a planta fica fraca e vulnerável a pragas e doenças, além de se ter no canteiro patógenos que sobrevivem no solo de uma ano para o outro.

......· Contra certas pragas plante em volta do canteiro por exemplo, cravo de defunto ou tagetes que mantêm os pulgões longe, hortelã que afugenta as formigas, e arruda contra lesmas.

......· Faça também todo ano tratamento de inverno (aplicação de caldas), para prevenir contra doenças e pragas, além de preparar a planta para a brotação, florescimento e frutificação.

......· Adquirir sempre mudas sadias.

......· Ao utilizar uma planta como matriz de mudas, observe se ela está isenta de doenças e pragas e com ótimo vigor, ou seja saudável.

 


 

O solo

.

......· Solos mais escuros são geralmente mais férteis, retém mais água mas sofrem mais com doenças e compactação.

......· Solos mais claros são geralmente mais ácidos.

......· Poça com água mais turva pode indicar solo mais ácido.

......· Plantas como samambaia, tiririca, sapé, carrapicho-de-carneiro e capim-rabo-de-burro podem indicar solos mais ácidos.

......· Solo com pouca variedade de plantas e principalmente do tipo capim ou grama espontânea indicam solo menos fértil;

......· Solo com plantas de folha larga, maior diversidade de planta e espécies com raízes mais flexíveis indicam solo mais fértil. 

 


 

Como cuidar das Orquídeas 

.

......Estas orquídeas florescem o ano todo, necessitando de regas com freqüência e de cuidados especiais.
......Deve-se diminuir a freqüência das regas , nos dias mais frios do ano e nas primeiras semanas de floração, tomando cuidado para não encharcar as raízes, pois podem apodrecer.
......Evite que haja ressecamento prolongado do substrato. Relembramos que o ressecamento é preferível à umidade excessiva.
......Esta espécie de orquídeas gosta de sombra, não tolera o sol do meio dia, mas necessita do sol das primeiras horas da manhã. O sol das quatro horas pode ser também uma excelente opção.
......O vaso mais adequado para ser usado é o do tipo poroso de barro, largo,alto, com uma espessa camada de cacos limpos no fundo.
......O escoamento da água deve ser garantido e também utilize um composto fértil .
......
Você mesmo pode fazer o composto:
......Use uma parte de xaxim marrom picado, duas de terra vegetal,uma de terra de campo alto, com gramíneas ou argamassa de moro velho, acompanhada de barro. Você terá um ótimo composto, fértil e poderoso.

.


 

Cuidados com suas plantas

.

......·                     Elimine os piolhos das roseiras pulverizando as plantas atacadas pela praga , com água em que se dissolveu tabaco.

......·                     a borra de café serve para adubar as plantas.

......·                     as moscas deixarão as plantas em paz se plantarmos alguns galinhos de hortelã nos vasos, elas não suportam o cheiro.

......·                     a água que ferve os ovos e a água que se desprende do peixe congelado, são ótimos adubos para as plantas pois contem sais minerais

......·                     deixe suas plantas em cima de tijolos molhados. as plantas absorvem naturalmente a água de que necessitam.

......·                     para deixar as folhas grandes lustrosas, é só passar um pano com uma mistura de leite e água em partes iguais.

......·                     se quiser afastar lesmas das suas plantas, coloque rodelas de batatas ou um recipiente pequeno com cerveja.

......·                     Evite adquirir sementes de pacotes abertos e se for comprar grandes quantidades, solicite informações sobre como garantir a germinação, isto é, processos para quebrar dormência e profundidade de semeadura; pois no pacote não é obrigatório constar estes dados.

 


 

Como preparar a terra

 

......É bom preparar o canteiro com 8 dias de antecedência. Cavoque bem a terra até uma profundidade de 30 a 40 cm e misture 10 a 15 kg de esterco curtido de gado ou cavalo por m2. Complete a adubação com 100 a 200 g de farinha de osso por m2. Não encontrando esterco curtido de gado ou cavalo use terra vegetal na proporção de 1:3, ou humus de minhoca 2 a 5 kg por m2.

......·                     NÃO UTILIZE NO PLANTIO ESTERCO DE QUALQUER TIPO , ADUBOS QUÍMICOS, SALITRE OU PÓS CALCÁREOS.

......·                     ENQUANTO A TERRA DESCANSA DÊ COMBATE ÁS FORMIGAS USANDO ISCAS DE MIREX OU OUTRO PRODUTO SIMILAR.

......·                     NA APLICAÇÃO , SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE.

......·                     ESTE PREPARO É PRÓPRIO PARA PLANTAR EM CANTEIROS, ROSAS, BULBOS E MUDAS DE PLANTAS DIVERSAS.

 


.

Cuidado com as mudas

 

......Conserve as mudas na sombra até a hora do plantio e plante-as o mais rapido possível. no terreno preparado abra covas distantes umas das outras de acordo com as indicações.

......DISTANCIA DE PLANTIO

·                     rosa flor grande e sempre floridas :50 cm

·                     mini rosas 30 a 50 cm

·                     rosas arbustos 100cm

·                     rosas cerca viva 70 a 100 cm

·                     rosas biscuit 30 cm

·                     rosas trepadeiras 100 a 200 cm

·                     rosas rasteiras 30 a 50 cm

·                     acácia mimosa 5 cm

·                     agapanthus, hemerocallis e amaryllis 25 cm

·                     angélica, caladium e gérbera 20 cm

·                     crinum e cana da India 30 cm

·                     gloriosa,Hedychium 50 cm

·                     heliconia, Alínia , Strelitzia 100 cm

·                     moranguerio 20 cm

·                     amoreira sarça 30 cm

·                     aspagos 40cm

 


 

Erva Daninha 

.

......Erva-daninha é aquela plantinha que cresce onde você normalmente não deseja tê-la. São elas que sempre competem pela luz, pela água e todos os nutrientes que há no solo, criando um campo à sua volta, bastante propício ao aparecimento de doenças e pragas.

MÉTODOS PARA CONTROLE

·                      Em grupos de plantas que vivem muito juntas, o melhor a fazer para controlar o crescimento das ervas-daninhas é realmente, arrancá-las com as mãos. Melhor não correr o risco de arrancar as que estão ao seu redor.

·                     As plantas anuais são aquelas que completam o seu ciclo de vida dentro de uma mesma temporada de crescimento e, não é difícil que atravessem mais de um ciclo em uma mesma tempora. Também se caracterizam pela produção de sementes, de modo que as sementes das ervas-daninhas que estão no solo, conseguem multiplicar-se continuamente, tornando-se difícil combatê-las. Para as ervas-daninhas anuais, o melhor a fazer é retirá-la com a ajuda de uma pá, preferencialmente, quando a temperatura externa estiver um pouco mais fria, enterrando-as a seguir em pequenos sulcos, juntamente com adubo orgânico.

·                     Lembre-se: mantenha sempre as folhas das plantas afastadas do solo.

·                      No caso de áreas maiores, é aconselhável o uso de polietileno negro para evitar as ervas-daninhas e conservar o solo sempre quente e úmido.


 

 

Cultive Temperos em Casa

 

......Temperos e ervas podem ser cultivados em casa com facilidade, mesmo para quem não dispõe de muito espaço. Os canteiros de ervas, além de fornecer condimentos a quem os cultiva, também perfumam o ambiente com seus aromas exóticos.

......Em áreas reduzidas, as ervas podem ser plantadas em canteiros de até mesmo 30 cm de largura, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade, de preferência adubado com húmus de minhoca. As regas devem ser realizadas de manhã ou no fim da tarde, evitando-se horários muito quentes e de sol muito forte.

......As primeiras horas da manhã também são as mais indicadas para a colheita, pois assim é preservado o frescor das plantas. Após colhidas, as ervas podem ser estocadas secas ou congeladas. Para a secagem, coloque pequenos macinhos em um saco de papel e guarde-os durante duas semanas, tempo necessário para que fiquem prontos para o uso. Já o congelamento deve ser feito logo após a colheita, em recipientes próprios para isso.

......Várias são as espécies de boa adaptação em canteiros. As principais são o alecrim, o manjericão, o estragão, a camomila, a capuchinha, a cebolinha, a erva cidreira, o hortelã, a menta, o orégano, a pimenta dedo-de-moça, o poejo, a salsinha e a sálvia. A seguir, dicas de plantio e informações sobre algumas delas:

......·                     Coentro (Coriandum sativum) - Como condimento, é usado em frutos do mar. As sementes aromatizam marinados e vinagres e são usadas em licores. Tem efeito medicinal contra má digestão, gases, cólicas abdominais e enjôos.

Semeia-se na primavera e colhe-se a partir de 60 dias após o plantio. As sementes são colhidas no fim do verão. Atinge 70cm a um metro de altura.

......·                     Estragão (Artemísia dracunculus) - Como condimento: usado em pepinos e cebolinhas em conservas, vinagres, aves e peixes frios e molhos. Efeito medicinal contra cólicas menstruais.

Cultivada em locais ensolarados e solos férteis e drenados. Multiplica-se por mudas de sementes ou pedaços de raiz. Alcança até 60cm de altura.

......·                     Louro (Laurus nobilis) - Como condimento, usado no feijão, em peixes e carnes fritas e em marinadas ou molhos. Uso medicinal em casos de inapetência, flatulência, fraqueza orgânica, má digestão, nevralgia e fraqueza neuromuscular. As folhas secas tem sabor mais acentuado do que as frescas.

Monte um Jardim dentro de Casa

Ter um belo jardim não é privilégio apenas de quem mora em casas térreas ou possui um grande terreno para cultivar. O contato com a natureza também é possível em pequenos espaços de prédios comerciais ou apartamentos, por exemplo, através dos jardins internos. Manter plantas em ambientes fechados é uma forma de trazer beleza e tranqüilidade ao ambiente e de aliviar a tensão trazida pelo cotidiano agitado das grandes cidades.

......Porém, no momento de planejar um jardim interno, não se pode esquecer de levar em conta todas as condições de iluminação, clima, temperatura, luminosidade do ambiente e condições do solo. O ideal é sempre consultar um paisagista, pois a formação desse profissional inclui conhecimentos de fisiologia, botânica e arquitetura e ele poderá analisar o espaço a ser plantado mais adequadamente. Plantas de porte médio, por exemplo, não podem ser colocadas em lugares de muito movimento ou impedindo a visualização de uma sacada - a não ser que o morador queira criar uma barreira natural. Também deve ser considerado o projeto arquitetônico da casa, para que o jardim valorize o conjunto ao invés de agredi-lo.

......A melhor opção para quem quer criar um jardim dentro de seu apartamento sem ter muito trabalho são mesmo os vasos, ideais para cantos de leitura, reflexão e relaxamento.Os melhores são os vasos de pequeno e médio porte, que são fáceis de deslocar e manusear na hora de cuidar das plantas. Prestando atenção aos detalhes de adaptação de cada planta aos diferentes ambientes (luminosidade, tempo de exposição ao sol, calor, etc.), a variedade de espécies que podem ser plantadas é muito grande. Depois, é só não se esquecer dos cuidados periódicos para que seu pequeno jardim fique sempre bonito.

 


 

Gramado

.

Plantio

......Época de plantio: todo ano , em regiões frias de agosto a março.

Semeadura: Semear a lanço, a uma profundidade de 1 cm em terra adubada, ligeiramente úmida. fofa e sem torrões. Para que a terra fique bem compactada, recomenda-se passar posteriormente á semeadura um rolo compressor manual leve. Regar diariamente.

.

Variedades de grama

......São Carlos: 1 kg de semente cobre aproximadamente  300 m2 de área.

......Pensacola: 1 kg de semente cobre aproximadamente 150 m2 de área.

......Bermuda: 1 kg de semente cobre aproximadamente 300 m2 de área

......Batatais: 1kg de semente cobre aproximadamente 100 m2 de área

 

Cuidados

......Aproveite o final do ano para cuidar de seu gramado.

......As chuvas que começam a cair nessa época do ano tornam a grama mais verde, e mais fácil a correção e adubação do solo. Por isso, o clima atual é ideal para a manutenção e embelezamento dos gramados.

......Nessa época, deve ser feita a complementação da adubação da terra com componentes que fortalecem as raízes, como uréia ou NPK. Outro composto que dá bons resultados é a Tufa, feita a partir de elementos extraídos do carvão e usada em gramados e jardins.

......Para quem está pensando em implantar um gramado ou aumentar sua área verde, é necessário antes preparar o solo, pois o terreno pode estar infestado de ervas daninhas. Nesse caso, é fundamental a eliminação das pragas com herbicidas. Dependendo do estado do solo, será ainda preciso implantar terra vegetal ou uma camada de areia para reforçar a permeabilidade das raízes da grama. A poda e a cobertura, com terra vegetal e Rendmax (composto orgânico próprio para gramados), devem ser feitas antes do inverno ou no início da primavera.

......São três os tipos de gramas mais utilizados no paisagismo:

·                      Esmeralda - grama cultivada. Tem folhas finas e crescimento lento, por isso requer menos podas (cerca de três anuais). Sua raiz chega a ter 35cm de profundidade. Indicada para locais ensolarados como jardins e beiradas de piscinas, resistindo a terrenos inclinados, encostas e campos de futebol.

·                     São Carlos - também cultivada. Suas folhas são largas e apresenta crescimento mediano. A poda deve ser feita sempre que as folhas atingirem três centímetros de altura. Usada em locais sombreados, como jardins e praças.

·                     Batatais - grama nativa e mais rústica, de fácil adaptação. Apresenta folhas largas e semipilosas, de crescimento rápido. Recebe podas de 15 em 15 dias nos meses de chuva. É usada em praças, campos, áreas grandes e taludes (terrenos inclinados) por ser resistente a locais ensolarados.

......O tempo necessário ao crescimento de um gramado de bom aspecto é de 45 dias em média. O enraizamento da grama se completa em 90 dias. Para tornar o seu gramado mais bonito e saber o tipo de grama ideal ao terreno onde irá cultivar, não deixe de consultar um agrônomo ou paisagista antes do plantio.

Conheça a premiação recebida pelo Mulher de Classe

Fale direto

com toda Mulher de Classe

Clique AQUI.

Escolha o assunto. Lá estará uma

Mulher

de Classe

INFORME-SE.

Mercado qualificado?

Mulher

de Classe

é o principal.

CONHEÇA.

Informação,

sensibilidade

e muito bom gosto. Tudo

reunido numa

Mulher

de Classe

DECIDA JÁ.

Relação entre custo/benefício

é padrão na

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!

Seja profissional,

estudante ou dona de casa, ela sempre será

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!