INICIAL

Notícias Contato Consultor Publicidade Cadastre-se Mapa do Site

Mulher


Saúde

Psicologia

Cultura

Beleza

Moda

Esportes

Espiritualidade

SExualidade


Profissional


 Trabalho
Comportamento
Marketing Pessoal
Motivação

Dona de Casa


Decoração

Imóveis

Jardinagem

Manutenção

Finanças

ARTIGOS & LINKS
Dicas
Receitas

Finanças


Em Família


Filhos

Educação

Festas


Na Sociedade


Comportamento

Direitos

Entretenimento

Etiqueta

Filantropia

Turismo


Variedades


Lojas Virtuais

Tudo na Internet

Pets

Links


Agradecemos

sua visita


 

Religiões

 

......O conceito de religião inclui três elementos: crença em níveis de existência superiores à vida material e terrestre; convicção de que nesses níveis superiores se encontram a causa e o sentido da vida; regulamentação da vida pessoal e coletiva e organização de atos específicos com o objetivo de conhecer o mundo superior e obter dele algum benefício - material, espiritual ou ambos.

......A religião é um fenômeno presente em todas as culturas e civilizações. As diferenças entre as várias religiões derivam da maneira como cada uma concebe o mundo superior e as relações entre ele e os homens.

 

ESTRUTURA DAS RELIGIÕES

......Todas as religiões, sem exceção, têm em comum a seguinte estrutura:

......História - Conjunto de narrativas orais ou escritas, históricas ou mitológicas, que versam sobre a origem da comunidade religiosa em questão, relacionando-a com a origem do mundo e com os níveis supraterrestres de existência.

......Explicação sobre a existência do homem - Interpretação explícita ou implícita do lugar e propósito do homem no cosmos.

......Ritos - Conjunto de preceitos rituais, morais e sociais, para a consecução da finalidade de conhecer o mundo superior e obter alguma resposta material ou espiritual.

......Tradição - Sistema coerente de linguagem, símbolos pictóricos e gestuais, que sintetizam os três primeiros itens e facilitam sua absorção pela memória da comunidade. Marcam o "estilo" da sua tradição espiritual.

 

CONCEITO DE DEUS

......O conceito de origem ou causa primeira, instauradora e reguladora do cosmos e identificada de algum modo com o "bem supremo" ou com a "verdade eterna e absoluta" está presente, sob diferentes formas, em todas as religiões. Em algumas, toma o aspecto de uma divindade personalizada ou intermediária, em outras, resume-se a uma idéia metafísica abstrata.

......Embora o núcleo metafísico do conceito seja bastante homogêneo, as representações que as diferentes religiões fazem de suas relações com o cosmos e o homem são díspares, ao ponto de não haver possibilidade de comparações simétricas.

 

Religiões da Antiguidade

......Quase todos os povos da Antiguidade desenvolvem religiões politeístas. Seus deuses podem ter diferentes nomes, funções ou grau de importância ao longo dos tempos. Em geral, as mudanças nos panteões de deuses refletem movimentos internos dos povos antigos, processos migratórios, conquistas e miscigenações.

Religiões primitivas

......As religiões consideradas primitivas apresentam alguns dos seguintes elementos: culto aos espíritos dos ancestrais, atribuição de forças anímicas à natureza, crença em gênios malignos ou benignos da natureza (duendes, fadas etc.), magia, práticas de adivinhação, satanismo, bruxaria, curandeirismo, estados de transe, ritos de iniciação caracterizados por provações físicas e sacrifícios cruentos de animais ou seres humanos. Podem ser politeístas ou reunir um conjunto de forças espirituais sob o poder de uma divindade suprema. Características desse tipo estão presentes nas religiões tradicionais das tribos indígenas da África, das Américas e da Oceania, e dos primitivos habitantes da Europa e da Ásia. Muitas dessas religiões são destruídas com seus povos de origem, dizimados por guerras ou assimilados por outras culturas. Algumas sobrevivem, quase sempre fundidas com outras tradições.

 

Xamantismo

......Antiga religião da Ásia existente ainda hoje, caracteriza-se por um conjunto de práticas mágicas realizadas em estado de êxtase pelo xamã, um tipo de feiticeiro. Os xamãs são iniciados nos mistérios através de rituais em que permanecem por vários dias em estado de transe. Depois disso, conseguem facilmente entrar em êxtase, condição necessária para realizar os trabalhos de cura e adivinhação.

 

Animismo

......Na África, ao sul do Saara, nas Américas e na Oceania muitas religiões tribais são caracterizadas como animistas: cultuam os espíritos dos ancestrais, acreditam nos poderes anímicos da natureza, praticam a magia, o curandeirismo, fazem sacrifícios de animais e oferendas rituais às divindades. As religiões das tribos indígenas do Brasil, onde as forças da natureza são dirigidas por uma ou mais divindades superiores, são formas de animismo.

 

VODU

......Originário do Benin, na África, e muito difundido no Caribe e no sul dos Estados Unidos, o vodu é uma forma de animismo. Mistura tradições religiosas africanas com elementos do cristianismo. Admite um deus superior único, criador de uma série de divindades menores que se confundem com os santos da Igreja Católica. Tem uma hierarquia organizada em torno de sacerdotes (hougan) ou sacerdotisas (mambo), que dirigem o culto e transmitem as mensagens do espíritos nos dialetos africanos. Os rituais são realizados em estado de transe e incluem sacrifícios de animais.

 

Cultos afro-brasileiros

......Os cultos afro-brasileiros são constituídos pela mistura das tradições religiosas dos povos africanos nagô, bantu, iorubá e jeje, trazidos como escravos para o Brasil, com elementos das tradições indígenas e do catolicismo. Proibidos de praticar sua religião, os escravos associam seus rituais e divindades aos rituais e santos da igreja católica, produzindo um forte sincretismo religioso.

 

CANDOMBLÉ

......Predominante na Bahia, o candomblé é a religião da nação africana Iorubá. As principais divindades são Olorum, deus supremo, criador de Obatalá (o céu) e de Odudua (a Terra). Da união dessas divindades nascem Iemanjá (as águas) e Aganju (a terra firme), que, por sua vez, são os pais de Orungã (o ar).

......Orixás e santos católicos - Os orixás são divindades do candomblé ligadas a forças da natureza e a certos aspectos da vida humana. O principal é Oxalá, uma manifestação de Olorum. Algumas divindades são associadas aos santos católicos: Ogum, deus do ferro e da guerra, é Santo Antônio ou São Jorge; Omolu, deus das doenças, é São Lázaro; Oxumarê, a serpente, é São Bartolomeu; Oxóssi, deus da caça, é São Jorge; Xangô, deus do trovão, é São Jerônimo. As três mulheres de Xangô são Iansã, deusa dos ventos e das tempestades, associada a Santa Bárbara; Oxum, deusa das fontes e da beleza, a Nossa Senhora das Candeias; e Obá, deusa dos rios. O panteão do candomblé inclui também o Exu, mensageiro dos deuses, entidade de transformação associada ao mal e à figura do demônio.

......Cultos do candomblé - Os cultos às divindades são realizados nos terreiros e dirigidos por um pai-de-santo (babalorixá) ou mãe-de-santo (ialorixá). Alguns rituais com oferendas de animais sacrificados aos orixás são restritos aos iniciados. Nos cultos abertos são feitas oferendas e consultas aos orixás através dos búzios jogados pelo pai ou pela mãe-de-santo. O culto é marcado pelos diferentes ritmos dos atabaques e cantos e se diferenciam de acordo com orixá cultuado.

 

UMBANDA

......A umbanda também tem sua origem na mistura de tradições religiosas africanas, indígenas e católicas. Além dos orixás, cultua os caboclos ou pretos-velhos, espíritos dos antepassados que servem de guias ou conselheiros aos fiéis. Os rituais são semelhantes aos do candomblé. Alguns grupos assimilaram elementos do espiritismo, dando origem à umbanda de mesa e a umbanda de salão, onde os pontos dos orixás, atabaques e jogos de búzios são substituídos por sessões de passe e de consulta aos espíritos através de médiuns.

 

Religiões Orientais

......As religiões orientais têm tradições milenares e permanecem desconhecidas dos ocidentais até o final da Idade Média. Os processos migratórios contemporâneos espalham essas tradições por vários países e, na atualidade, têm adeptos espalhados por todo o mundo. São elas:

Religiões reveladas

......Judaísmo, cristianismo e islamismo são as três grandes religiões de fé monoteísta. São fundadas na revelação histórica de um deus único, registrada nos livros sagrados: a Bíblia, para judeus e cristãos, e o Corão para os muçulmanos.

Fonte: Conhecimentos Gerais.com.br

Conheça a premiação recebida pelo Mulher de Classe

Fale direto

com toda Mulher de Classe

Clique AQUI.

Escolha o assunto. Lá estará uma

Mulher

de Classe

INFORME-SE.

Mercado qualificado?

Mulher

de Classe

é o principal.

CONHEÇA.

Informação,

sensibilidade

e muito bom gosto. Tudo

reunido numa

Mulher

de Classe

DECIDA JÁ.

Relação entre custo/benefício

é padrão na

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!

Seja profissional,

estudante ou dona de casa, ela sempre será

Mulher

de Classe

FALE COM ELA!