O mundo na ponta dos seus dedos
...

bandeira

Junto com você na conquista do seu espaço. Com classe, elegância e muita determinação



 

Mulher
Saúde
Espiritualidade
Profissional
Dona de Casa
Imóveis
Dona Con
Cantinho
Artigos e Links
Receitas
Em Família
Educação
Festas
Na Sociedade
Comportamento
Direitos
Entretenimento
Etiqueta
Filantropia
Turismo
Variedades
Lojas Virtuais
Tudo na Internet
Pets
Links

 

DECORAÇÃO
 
A decoração de uma casa pode torná-la tranqüila e agradável para quem mora nela ou pode se transformar no último lugar para o qual seus moradores desejem ir. Da mesma forma, poderá surpreender seus visitantes causando encanto ou espanto.
Por isso é preciso ter muito cuidado com "a arte da decoração". Mesmo que ela seja contratada, esteja atenta, pois nem tudo é permitido! Grandes nomes também podem cometer grandes erros em nome da modernidade ou da astúcia.
Não pretendemos, neste espaço, defender uma tese sobre a decoração de ambientes. Apenas vamos procurar ajudá-la com detalhes simples que podem tornar tudo sofisticado sem extravagância.
Como nas outras áreas, aqui também procuramos dividir os temas para facilitar a sua localização. Então, localize o seu interesse em um dos itens da tabela abaixo e clique. Depois, divirta-se!

 

Arranjos Florais

Como Fazer Arranjos com Flores Secas
 
.....Arranjos feitos com flores secas são bastante duráveis e dão um toque diferente à decoração da casa. Você pode confeccionar esses arranjos usando as plantas de seu próprio jardim.
 
.....Flores como mosquitinho, sempre-viva, perpétua-rosa e agerato são muito adequadas aos métodos tradicionais de secagem. Para isso, colha-as quando atingirem a tonalidade definitiva, antes que abram completamente. Forme pequenos maços, amarrando as hastes com fita plástica ou arame flexível. Em seguida, dependure as flores de cabeça para baixo, num varal esticado no interior de um armário escuro. As flores estarão prontas para o uso num período de 2 e 3 semanas.
 
.....Flores mais delicadas, como rosas, crisântemos e zínias, devem ser secas com ajuda de algo que absorva o excesso de água de suas pétalas. Uma opção é a sílica gel (pequenos cristais azuis que ficam rosados depois de absorverem umidade), capaz de absorver até 40% de seu peso em água. Essa substância tem a vantagem de ser reaproveitável - basta secá-la no forno e observar quando os cristais voltarem a ficar azuis.
 
.....Para secar flores com sílica, corte suas hastes deixando aproximadamente 2 cm de caule. Coloque-as em uma lata bem fechada que tenha o fundo coberto com uma camada de 1 cm de sílica gel. Coloque mais sílica até cobrir as flores. Lacre a lata com fita adesiva e espere de 4 a 7 dias. Ao retirá-las, sacuda-as para tirar o pó que estará sobre as pétalas. Em seguida, é só providenciar hastes de arame para as flores.
 
.....O bórax também é um agente secante eficaz. Use uma proporção de 1 parte de bórax para 4 partes de areia ou de fubá e 1 colher (sopa) de sal para cada 250 ml dessa mistura, levando-a ao sol para secar. Você pode usá-la da mesma maneira que a sílica gel, porém o processo será um pouco mais demorado.
 

Ikebana

.....Bastante difundida no Brasil, a ikebana é a arte japonesa da confecção de arranjos com flores vivas. Sua origem é de cunho religioso e, ao longo dos tempos, seu cultivo passou também pelo gosto da nobreza e dos artistas da corte japonesa.

.....Cada tipo de arranjo de ikebana tem um nome específico: moribana, nagerie, shoka, jiyuka, guendai-bana, zen-eibana...

.....A seguir, um passo-a-passo para a montagem de seu próprio arranjo de ikebana em estilo jiyuka. É necessário que o vaso tenha em seu interior um kenzan (suporte de chumbo com pequenos pregos), para dar sustentação às plantas.

.....Plantas utilizadas: jasmim amarelo (galhos); crisântemos, branquinhas, palmas vermelhas (flores); capim palmeira (folhas).

.....1) Retire as folhas de quatro galhos longos de jasmim amarelo (que formarão o ramo principal). Conserve apenas as folhas das pontas.

.....2) Selecione três folhas de capim palmeira para ser a face do arranjo. Corte-as na seguinte proporção:
..........- apenas a ponta da primeira;
..........- a segunda com 2/3 do tamanho da primeira;
..........- a terceira com 1/3 do tamanho da primeira.

.....3) Corte as pontas das hastes das folhas dentro da água do vaso, para que durem mais tempo.

.....4) Fixe no kenzan, que deve estar coberto com água, a folha mais alta e, junto dela, inclinada para a lateral, a folha de tamanho médio.

.....5) Coloque a folha menor bem na frente, mostrando a face que será a principal do arranjo.

.....6) Coloque os galhos bem junto à face das folhas, direcionando-os para que fiquem laterais a elas e levemente curvados.

.....7) Se necessário, pode novamente as pontas dos galhos para que eles não fiquem pesados.

.....8) Fixe duas palmas vermelhas, de alturas diferentes, atrás da folha menor.

.....9) Fixe alguns crisântemos inclinados para a frente do arranjo (sem, no entanto, atrapalhar a visão da face principal, que é a folha menor).

.....10) Junte algumas branquinhas e corte suas hastes a uns 6 cm das flores. Enrole um arame fino em torno delas para mantê-las em maço.

.....Prepare outro macinho de flores, menor que o primeiro, e coloque-o no lado contrário do outro, completando o arranjo.

 

Feng Shui

.....O Feng Shui é composto por cinco elementos: fogo, terra, madeira, metal e água, que servem para analisar, harmonizar e melhorar energias locais.
.....A cultura chinesa atribui a eles cores, estações, direções e órgãos internos.

.....A terra, posicionada no centro, representa o amarelo, laranja e marrom, a metade do outono, o baço e pâncreas.
.....
O fogo representa o vermelho, o verão, o sul e o seu coração.
.....A madeira representa o verde, a primavera o oriente e o fígado.
.....O metal representa o branco, o outono, pulmões e visícula biliar.
.....A água é negra, inverno, norte e rins.

.....Para os chineses a casa é semelhante ao corpo humano, cada cômodo é visto como um órgão vital.

Para melhorar a atmosfera, as dicas são:
.....pintar a residência pôr fora com cores, claras e brilhantes, com tons .....branco, azul, verde ou rosa, cores de esperança e de boas vindas.
 
Cozinha: branco que realça a cor dos alimentos.
Dormitório: rosa é o mais adequado também podem ser usado verde e azul claros, cores de esperança e de cultivo.
A roupa de cama devem ser brancas ou com padronagem florida em fundo branco, para os recém casados lençóis e cobertores rosas ou vermelho a fim de garantir a felicidade. Cobertores azuis ou verdes ajudam a promover o desenvolvimento dos jovens, o amarelo é adequado para pessoas idosas, para crianças rebeldes e indisciplinadas as cores branco, verde e marrom são mais aconselhadas porque simbolizam solenidade e profundidade.
Sala de estar: local de receber visitas, amarelo, bege ou castanho-amarelo.
Sala de jantar: devem ter cores que despertem o apetite, rosa, verde e azul são indicados. Mas se os moradores estão desejosos de perder peso a dica é abusar do preto a fim de não estimular o paladar.
Banheiro: podem ser pretos ou brancos, ou uma mistura de ambos.

Fonte: Coisadicasa